http://repositorio.unb.br/handle/10482/38749
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2020_RoneiMendesPereira.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Empréstimo consignado no âmbito da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal : características e desafios da educação financeira |
Autor : | Pereira, Ronei Mendes |
Orientador(es):: | Souza Júnior, Celso Vila Nova de |
Assunto:: | Endividamento Crédito consignado Educação financeira |
Fecha de publicación : | 2-jul-2020 |
Data de defesa:: | 20-mar-2020 |
Citación : | PEREIRA, Ronei Mendes. Empréstimo consignado no âmbito da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal: características e desafios da educação financeira. 2020. [62] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumen : | A estabilização econômica e inflacionária conquistadas a partir do Plano Real, acrescida de programas consistentes de geração de emprego e renda, bem como diminuição da miséria, mudou paradigmas em termos de consumo e acesso ao crédito por parte da população brasileira. Nessa direção a evolução da regulamentação do setor bancário, bem como as inovações trazidas por esse segmento, desmistificaram grande parte dos produtos financeiros e permitiram a criação de soluções mais atrativas para o consumidor, como o empréstimo consignado. Este, voltado em sua maioria para servidores públicos e aposentados / pensionistas do INSS, é caracterizado por taxas de juros acessíveis e prazos de pagamento mais flexíveis, levando seu público-alvo a considerar com maior simpatia a antecipação de consumos que, de outra forma, seriam renegados ou adiados. Tal cenário é pano de fundo para o crescimento do empréstimo consignado de forma consistente desde o início do século XXI. De outra parte, o acesso ao crédito no Brasil não necessariamente veio acompanhado de educação financeira, ocasionando, em paralelo, um crescente grau de endividamento e, em última análise, inadimplência. Nessa perspectiva, o presente estudo quantitativo tem como objetivo fornecer um panorama do endividamento dos servidores da SEEDF com o uso do empréstimo consignado no triênio 2016 – 2018, apontando suas características e segmentações, bem como elencando oportunidades e desafios na implementação de programas e ações de incentivo à educação financeira e ao uso consciente do crédito. Diante do estudo de caso, os principais achados dão conta da aparente homogeneidade na propensão à tomada do crédito consignado entre servidores ativos e inativos, bem como entre homens e mulheres vinculados ao órgão em questão. Já quanto a evolução dos montantes consignados, o ano de 2018 mostrou forte queda nos números, contrariando a curva ascendente continuada dessa modalidade de financiamento desde a sua primeira regulamentação. Estratificados por categoria funcional, os servidores docentes aparecem como principal público tomador do empréstimo consignado, com frequência superior a 80% dos contratos na média do período observado. A partir dessa análise, e à luz do referencial teórico apresentado, sugere-se como solução para a disseminação de conceitos de educação financeira e potencialização do uso consciente do crédito a adoção de capacitações e programas que utilizem novas tecnologias, principalmente as aderentes aos pilares das fintechs. |
Abstract: | The economic and inflationary stabilization achieved since the Real Plan, plus consistent programs for generating employment and income, as well as reducing poverty, has changed paradigms in terms of consumption and access to credit by the Brazilian population. In this direction, the evolution of banking sector regulation, as well as the innovations brought by this segment, demystified a large part of financial products and allowed the creation of more attractive solutions for consumers, such as payroll loans. The latter, mostly aimed at public servants and INSS retirees / pensioners, is characterized by affordable interest rates and more flexible payment terms, leading its target audience to consider with greater sympathy the anticipation of consumption that, otherwise, would be disowned or postponed. Such a scenario has been a backdrop for the growth of payroll loans consistently since the beginning of the 21st century. On the other hand, access to credit in Brazil has not necessarily been accompanied by financial education, causing, in parallel, an increasing degree of indebtedness and, ultimately, default. In this perspective, the present quantitative study aims to provide an overview of the indebtedness of SEEDF employees with the use of the payroll loan in the 2016 - 2018 triennium, pointing out its characteristics and segmentations, as well as listing opportunities and challenges in the implementation of programs and actions of encouraging financial education and the conscious use of credit. In view of the case study, the main findings account for the apparent homogeneity in the propensity to take payroll loans between active and inactive employees, as well as between men and women linked to the agency in question. As for the evolution of the payroll amounts, 2018 showed a sharp drop in numbers, contrary to the continued upward curve of this financing modality since its first regulation. Stratified by functional category, the teaching staff appear as the main public taking the payroll loan, with frequency higher than 80% of the contracts in the average of the observed period. Based on this analysis, and in light of the theoretical framework presented, the adoption of training and programs that use new technologies, especially those adhering to the pillars of fintechs. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2020. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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