Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/38610
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_CarolinaHolandaCastor.pdf5,49 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Estudar e circular : experiências com estudantes em espaços públicos de Brasília
Auteur(s): Castor, Carolina Holanda
Orientador(es):: Moura, Moura, Cristina Patriota de
Assunto:: Antropologia urbana
Brasília (DF)
Deslocamentos escolares
Espaço público
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Estudantes
Référence bibliographique: CASTOR, Carolina Holanda. Estudar e circular: experiências com estudantes em espaços públicos de Brasília. 2020. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: Circular diariamente pela cidade é condição inerente a quem mora em centros urbanos, isso se dá, muitas vezes, de forma a tornar possível acessar espaços, eventos e regiões nem sempre próximas ao local de moradia. Em Brasília, me pus a observar como se dá a circulação e os percursos de estudantes residentes no Distrito Federal em Regiões Administrativas (RA’s) outras que não aquelas onde são alunos da rede pública de ensino. A localização geográfica das escolas públicas na Asa Sul do Plano Piloto de Brasília está inserida em um contexto histórico que, unindo planos arquitetônicos e educacionais, visou instaurar um novo modelo de sociabilidade para o país. Hoje, essa localização influencia diretamente na dinâmica citadina individual e coletiva de vários estudantes que optam, junto a seus familiares, por estudarem distante das suas residências. Nesse sentido, seus trânsitos cotidianos são perpassados por inúmeras questões sociais, econômicas, políticas e geográficas que tangenciam para determinadas formas de comportamentos e expressões nos espaços públicos de Brasília, por onde circulam no curso das suas vidas. Assim, baseando-me na observação dos trânsitos citadinos de alguns estudantes estruturei as discussões dessa dissertação.
Abstract: Circulating daily through the city is an inherent condition for those who live in urban centers, this often happens in order to make it possible to access spaces, events and regions not always close to the place of residence. In Brasilia, I began to observe the circulation and pathways of students residing in the Federal District in RA's other than those where they are students of the public school system. The geographical location of public schools in the South Wing of the Brasilia Pilot Plan is inserted in a historical context that, joining architectural and educational plans, aimed to establish a new model of sociability for the country. Today, this location influences directly the individual and collective city dynamics of several students who choose, with their families, to study far from their homes. In this sense, their daily transits are permeated by countless social, economic, political and geographical issues that affect certain forms of behavior and expression in public spaces in Brasilia, where they circulate in the course of their lives. Thus, based on the observation of some students' city transits, I structured the discussions of this dissertation.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: CNPq
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/38610/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.