Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Moura, Cristina Patriota de | - |
dc.contributor.author | Castor, Carolina Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T13:36:50Z | - |
dc.date.available | 2020-07-01T13:36:50Z | - |
dc.date.submitted | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | CASTOR, Carolina Holanda. Estudar e circular: experiências com estudantes em espaços públicos de Brasília. 2020. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38610 | - |
dc.description.abstract | Circular diariamente pela cidade é condição inerente a quem mora em centros urbanos, isso se
dá, muitas vezes, de forma a tornar possível acessar espaços, eventos e regiões nem sempre
próximas ao local de moradia. Em Brasília, me pus a observar como se dá a circulação e os
percursos de estudantes residentes no Distrito Federal em Regiões Administrativas (RA’s)
outras que não aquelas onde são alunos da rede pública de ensino. A localização geográfica
das escolas públicas na Asa Sul do Plano Piloto de Brasília está inserida em um contexto
histórico que, unindo planos arquitetônicos e educacionais, visou instaurar um novo modelo
de sociabilidade para o país. Hoje, essa localização influencia diretamente na dinâmica
citadina individual e coletiva de vários estudantes que optam, junto a seus familiares, por
estudarem distante das suas residências. Nesse sentido, seus trânsitos cotidianos são
perpassados por inúmeras questões sociais, econômicas, políticas e geográficas que
tangenciam para determinadas formas de comportamentos e expressões nos espaços públicos
de Brasília, por onde circulam no curso das suas vidas. Assim, baseando-me na observação
dos trânsitos citadinos de alguns estudantes estruturei as discussões dessa dissertação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudar e circular : experiências com estudantes em espaços públicos de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antropologia urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deslocamentos escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Circulating daily through the city is an inherent condition for those who live in urban centers,
this often happens in order to make it possible to access spaces, events and regions not always
close to the place of residence. In Brasilia, I began to observe the circulation and pathways of
students residing in the Federal District in RA's other than those where they are students of
the public school system. The geographical location of public schools in the South Wing of
the Brasilia Pilot Plan is inserted in a historical context that, joining architectural and
educational plans, aimed to establish a new model of sociability for the country. Today, this
location influences directly the individual and collective city dynamics of several students
who choose, with their families, to study far from their homes. In this sense, their daily
transits are permeated by countless social, economic, political and geographical issues that
affect certain forms of behavior and expression in public spaces in Brasilia, where they
circulate in the course of their lives. Thus, based on the observation of some students' city
transits, I structured the discussions of this dissertation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|