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dc.contributor.advisorMoura, Moura, Cristina Patriota de-
dc.contributor.authorCastor, Carolina Holanda-
dc.date.accessioned2020-07-01T13:36:50Z-
dc.date.available2020-07-01T13:36:50Z-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationCASTOR, Carolina Holanda. Estudar e circular: experiências com estudantes em espaços públicos de Brasília. 2020. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38610-
dc.description.abstractCircular diariamente pela cidade é condição inerente a quem mora em centros urbanos, isso se dá, muitas vezes, de forma a tornar possível acessar espaços, eventos e regiões nem sempre próximas ao local de moradia. Em Brasília, me pus a observar como se dá a circulação e os percursos de estudantes residentes no Distrito Federal em Regiões Administrativas (RA’s) outras que não aquelas onde são alunos da rede pública de ensino. A localização geográfica das escolas públicas na Asa Sul do Plano Piloto de Brasília está inserida em um contexto histórico que, unindo planos arquitetônicos e educacionais, visou instaurar um novo modelo de sociabilidade para o país. Hoje, essa localização influencia diretamente na dinâmica citadina individual e coletiva de vários estudantes que optam, junto a seus familiares, por estudarem distante das suas residências. Nesse sentido, seus trânsitos cotidianos são perpassados por inúmeras questões sociais, econômicas, políticas e geográficas que tangenciam para determinadas formas de comportamentos e expressões nos espaços públicos de Brasília, por onde circulam no curso das suas vidas. Assim, baseando-me na observação dos trânsitos citadinos de alguns estudantes estruturei as discussões dessa dissertação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudar e circular : experiências com estudantes em espaços públicos de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAntropologia urbanapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordDeslocamentos escolarespt_BR
dc.subject.keywordEspaço públicopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEstudantespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Circulating daily through the city is an inherent condition for those who live in urban centers, this often happens in order to make it possible to access spaces, events and regions not always close to the place of residence. In Brasilia, I began to observe the circulation and pathways of students residing in the Federal District in RA's other than those where they are students of the public school system. The geographical location of public schools in the South Wing of the Brasilia Pilot Plan is inserted in a historical context that, joining architectural and educational plans, aimed to establish a new model of sociability for the country. Today, this location influences directly the individual and collective city dynamics of several students who choose, with their families, to study far from their homes. In this sense, their daily transits are permeated by countless social, economic, political and geographical issues that affect certain forms of behavior and expression in public spaces in Brasilia, where they circulate in the course of their lives. Thus, based on the observation of some students' city transits, I structured the discussions of this dissertation.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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