http://repositorio.unb.br/handle/10482/38468
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_LilianedeSouzaSantos.pdf | 11,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Identidades estigmatizadas ou identidades de resistência? : duas faces de uma mesma história |
Autor : | Santos, Liliane de Souza |
Orientador(es):: | Caetano, Carmem Jená Machado |
Assunto:: | Discurso Identidade Educação de jovens e adultos |
Fecha de publicación : | 30-jun-2020 |
Data de defesa:: | 17-dic-2019 |
Citación : | SANTOS, Liliane de Souza. Identidades estigmatizadas ou identidades de resistência? Duas faces de uma mesma história. 2019. 223 fl., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Esta dissertação resulta da conclusão de uma pesquisa cujo objetivo se assenta no mapeamento de discursos representados em textos escritos pelos discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) os quais refletem a produção, a reprodução e a transformação de crenças considerando que estas podem contribuir para formação ou transformação das identidades estudantis. Para a efetuação da pesquisa, reunimos 40 produções, que foram escritas no ano de 2017, por alunos que frequentavam o ensino noturno na modalidade EJA ministrado em uma escola pública do Distrito Federal. A Análise de Discurso Crítica (ADC) foi a base teórico-metodológica que orientou a seleção e o tratamento analítico sobre os textos que compuseram nosso corpus. Assim, desenvolvemos uma pesquisa documental complementada pelo método da observação participante e pelo uso de notas de campo. A justificativa para realização desta investigação adveio da inquietação provocada pela reprodução de um discurso, o qual surgiu principalmente no século XIX no Brasil, que associou o estudante das classes populares a traços de incapacidade e de improdutividade (DI PIERRO, GALVÃO, 2012). Isto posto, firma-se nosso interesse em pesquisar a relação entre as práticas discursivas, a disseminação e a contestação desse discurso o qual temos considerado estigmatizante e as práticas de letramentos adotadas na instituição em que esta investigação se passa. Com esse propósito, unimos a Análise de Discurso Crítica (ADC), a Teoria Social do Letramento e Linguística Sistêmico-Funcional como aportes teóricos para a compreensão de traços semânticos, léxico-gramaticais e das representações discursivas contidas nos textos estudantis como parte do entendimento sobre problemas sociais interligados com questões linguísticas (FAIRCLOUGH, 2001). Com este estudo, concluímos que o referido discurso, investido ideologicamente de crenças sobre a incapacidade dos educandos na EJA, tem funcionado como elemento de manutenção de assimetrias nas percepções discentes sobre si mesmos. O que, por conseguinte, tem contribuído para legitimar a identidade institucional da Educação de Jovens e Adultos e que, parcialmente, ajuda a formar ethos estudantil aliado a traços de descrédito. No entanto, verificamos também que há um contradiscurso constituído por contestações de significados e de concepções as quais alicerçam discriminações e sustentam desigualdades. Assim, insurge, no contexto das produções discentes, um discurso emancipatório o qual atua como contrapoder em prol da democratização do conhecimento, das práticas linguísticas críticas e da educação como direito de aprender por toda a vida. |
Abstract: | This dissertation results from the conclusion of a research whose objective is based on the mapping of discourses represented in texts written by students of Youth and Adult Education (EJA) which reflect the production, reproduction and transformation of beliefs considering that they can contribute to formation or transformation of student identities. To carry out the research, we gathered 40 productions, which were written in 2018, by students who attended night teaching in the EJA mode taught in a public school in the Federal District. Critical Discourse Analysis (ADC) was the theoretical-methodological basis that guided the selection and analytical treatment of the texts that made up our corpus. Thus, we developed a documentary research complemented by the participant observation method and the use of field notes. The justification for this research came from the disquiet caused by the reproduction of a discourse, which arose mainly in the nineteenth century in Brazil, which associated the student of the popular classes with traces of disability and unproductivity (DI PIERRO, GALVÃO, 2012). That said, our interest in researching the relationship between discursive practices, the dissemination and contestation of this discourse which we have considered stigmatizing and the literacy practices adopted in the institution in which this investigation takes place is established. For this purpose, we unite the Critical Discourse Analysis (CDA), the Social Theory of Literacy and Systemic-Functional Linguistics as theoretical contributions to the understanding of semantic, lexical-grammatical traits and discursive representations contained in student texts as part of the understanding of social problems intertwined with language issues (FAIRCLOUGH, 2001). With this study, we conclude that this discourse, ideologically invested with beliefs about the incapacity of the students in the EJA, has worked as an element of maintenance of asymmetries in the students' perceptions about themselves. This, therefore, has contributed to legitimize the institutional identity of Youth and Adult Education and that, in part, helps to form student ethos combined with traces of discredit. However, we also find that there is a contradiscourse consisting of contestations of meanings and conceptions that underlie discrimination and sustain inequalities. Thus, in the context of student productions, an emancipatory discourse emerges which acts as a counter-power in favor of the democratization of knowledge, critical linguistic practices and education as the right to learn throughout life. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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