Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Caetano, Carmem Jená Machado | - |
dc.contributor.author | Santos, Liliane de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T13:12:16Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T13:12:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Liliane de Souza. Identidades estigmatizadas ou identidades de resistência? Duas faces de uma mesma história. 2019. 223 fl., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38468 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação resulta da conclusão de uma pesquisa cujo objetivo se assenta no
mapeamento de discursos representados em textos escritos pelos discentes da Educação de
Jovens e Adultos (EJA) os quais refletem a produção, a reprodução e a transformação de
crenças considerando que estas podem contribuir para formação ou transformação das
identidades estudantis. Para a efetuação da pesquisa, reunimos 40 produções, que foram
escritas no ano de 2017, por alunos que frequentavam o ensino noturno na modalidade EJA
ministrado em uma escola pública do Distrito Federal. A Análise de Discurso Crítica (ADC) foi a
base teórico-metodológica que orientou a seleção e o tratamento analítico sobre os textos que
compuseram nosso corpus. Assim, desenvolvemos uma pesquisa documental complementada
pelo método da observação participante e pelo uso de notas de campo. A justificativa para
realização desta investigação adveio da inquietação provocada pela reprodução de um
discurso, o qual surgiu principalmente no século XIX no Brasil, que associou o estudante das
classes populares a traços de incapacidade e de improdutividade (DI PIERRO, GALVÃO,
2012). Isto posto, firma-se nosso interesse em pesquisar a relação entre as práticas
discursivas, a disseminação e a contestação desse discurso o qual temos considerado
estigmatizante e as práticas de letramentos adotadas na instituição em que esta investigação
se passa. Com esse propósito, unimos a Análise de Discurso Crítica (ADC), a Teoria Social do
Letramento e Linguística Sistêmico-Funcional como aportes teóricos para a compreensão de
traços semânticos, léxico-gramaticais e das representações discursivas contidas nos textos
estudantis como parte do entendimento sobre problemas sociais interligados com questões
linguísticas (FAIRCLOUGH, 2001). Com este estudo, concluímos que o referido discurso,
investido ideologicamente de crenças sobre a incapacidade dos educandos na EJA, tem
funcionado como elemento de manutenção de assimetrias nas percepções discentes sobre si
mesmos. O que, por conseguinte, tem contribuído para legitimar a identidade institucional da
Educação de Jovens e Adultos e que, parcialmente, ajuda a formar ethos estudantil aliado a
traços de descrédito. No entanto, verificamos também que há um contradiscurso constituído
por contestações de significados e de concepções as quais alicerçam discriminações e
sustentam desigualdades. Assim, insurge, no contexto das produções discentes, um discurso
emancipatório o qual atua como contrapoder em prol da democratização do conhecimento, das
práticas linguísticas críticas e da educação como direito de aprender por toda a vida. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identidades estigmatizadas ou identidades de resistência? : duas faces de uma mesma história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation results from the conclusion of a research whose objective is based on the
mapping of discourses represented in texts written by students of Youth and Adult Education
(EJA) which reflect the production, reproduction and transformation of beliefs considering
that they can contribute to formation or transformation of student identities. To carry out the
research, we gathered 40 productions, which were written in 2018, by students who attended
night teaching in the EJA mode taught in a public school in the Federal District. Critical
Discourse Analysis (ADC) was the theoretical-methodological basis that guided the selection
and analytical treatment of the texts that made up our corpus. Thus, we developed a
documentary research complemented by the participant observation method and the use of
field notes. The justification for this research came from the disquiet caused by the
reproduction of a discourse, which arose mainly in the nineteenth century in Brazil, which
associated the student of the popular classes with traces of disability and unproductivity (DI
PIERRO, GALVÃO, 2012). That said, our interest in researching the relationship between
discursive practices, the dissemination and contestation of this discourse which we have
considered stigmatizing and the literacy practices adopted in the institution in which this
investigation takes place is established. For this purpose, we unite the Critical Discourse
Analysis (CDA), the Social Theory of Literacy and Systemic-Functional Linguistics as
theoretical contributions to the understanding of semantic, lexical-grammatical traits and
discursive representations contained in student texts as part of the understanding of social
problems intertwined with language issues (FAIRCLOUGH, 2001). With this study, we
conclude that this discourse, ideologically invested with beliefs about the incapacity of the
students in the EJA, has worked as an element of maintenance of asymmetries in the students'
perceptions about themselves. This, therefore, has contributed to legitimize the institutional
identity of Youth and Adult Education and that, in part, helps to form student ethos combined
with traces of discredit. However, we also find that there is a contradiscourse consisting of
contestations of meanings and conceptions that underlie discrimination and sustain
inequalities. Thus, in the context of student productions, an emancipatory discourse emerges
which acts as a counter-power in favor of the democratization of knowledge, critical linguistic
practices and education as the right to learn throughout life. | pt_BR |
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