http://repositorio.unb.br/handle/10482/38301
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2019_ErikaRodriguesdeFreitas.pdf | 16,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O trabalho do pedagogo da Secretaria de Educação do Distrito Federal para a organização pedagógica da escola |
Authors: | Freitas, Erika Rodrigues de |
Orientador(es):: | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto:: | Trabalho pedagógico Pedagogos Pedagogia Equipe especializada de apoio à aprendizagem Escolas públicas |
Issue Date: | 26-Jun-2020 |
Data de defesa:: | 6-Dec-2019 |
Citation: | FREITAS, Erika Rodrigues de. O trabalho do pedagogo da Secretaria de Educação do Distrito Federal para a organização pedagógica da escola. 2019. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | O estudo visa investigar o trabalho do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) a partir do seguinte problema: considerando as diferentes atuações do Pedagogo, qual o trabalho do pedagogo da EEAA/SEEDF quanto a organização pedagógica da escola? O objetivo: analisar o trabalho do pedagogo atuante na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem – EEAA para a organização pedagógica das escolas públicas do DF. A EEAA atua no programa de intervenção educacional e no trabalho pedagógico para onde são encaminhados estudantes com dificuldades de aprendizagem. Na fundamentação teórica, foram tratados os conceitos de trabalho e educação. Pautou-se, também, nas principais legislações referentes à EEAA: a Orientação Pedagógica do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (GDF, 2010a), Regimento Interno da Secretaria de Educação do DF (GDF, 2015), os Referenciais para atuação do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (GDF, 2014) e a Portaria nº 254 (12/08/2008). A base teórica que sustentou o estudo encontra-se em autores como Marx (1982, 1989, 2004), Antunes (2012), Pimenta (1999), Dantas (2001, 2003, 2007), Nóvoa (1999), Gauthier e Tardif (2010), Franco (2003, 2008), Imbernón (2010), Cruz (2012), entre outros. Na metodologia, adotou-se o Materialismo Histórico Dialético situado na abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987), (CRESWELL, 2007). Para análise dos dados, optou-se por utilizar a técnica da Análise do Discurso Crítica (ORLANDI, 2005), (FAIRCLOUGH, 2001) e categorias do Materialismo Histórico Dialético. Os instrumentos utilizados foram: pesquisa documental, grupo focal, entrevistas semiestruturadas e questionários (BARBOUR, 2009), (GIL, 2008). As conclusões demonstraram que, com este estudo, foi possível entender quem é o pedagogo da EEAA na SEEDF, as contradições existentes entre os documentos, legislações e o seu real trabalho na escola. Compreendeu-se que há uma articulação entre os pedagogos, os docentes, estudantes e família, proporcionando a organização do trabalho pedagógico. Foi possível entender que os professores se beneficiam do trabalho do pedagogo, mesmo não tendo conhecimento acerca de sua função. Percebeu-se que há carência na formação continuada específica aos pedagogos da EEAA e que o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas públicas do DF merece ser visto como resistência às políticas neoliberais que invadem as práticas, desde que seja um trabalho comprometido e crítico. |
Abstract: | The study aims to investigate the work of the pedagogue of the Specialized Learning Support Team (EEAA) of the Federal District Education Secretariat (SEEDF) based on the following problem: considering the different acts of the Pedagogue, what is the work of the Pedagogue of the EEAA/SEEDF regarding the pedagogical organization of the school? The objective: to analyze the work of the pedagogue working in the Specialized Learning Support Team - EEAA for the pedagogical organization of public schools of df. The EEAA operates in the educational intervention program and pedagogical work to which students with learning difficulties are sent. In the theoretical foundation, the concepts of work and education were treated. It was also focused on the main legislations related to the EEAA: the Pedagogical Guidance of the Specialized Learning Support Service (GDF, 2010a), The Internal Rules of The Federal Department of Education (GDF, 2015), the References for the performance of the Specialized Learning Support Service (GDF, 2014) and Ordinance No. 254 (12/08/2008). The theoretical basis that supported the study is found in authors such as Marx (1982, 1989, 2004), Antunes (2012), Pimenta (1999), Dantas (2001, 2003, 2007), Nóvoa (1999), Gauthier and Tardif (2010), Franco (2003, 2008), Imbernón (2010), Cruz (2012), among others. In the methodology, dialectical historical materialism was adopted situated in the qualitative approach (TRIVIÑOS, 1987), (CRESWELL, 2007). For data analysis, we chose to use the critical discourse analysis technique (ORLANDI, 2005), (FAIRCLOUGH, 2001) and categories of Dialectical Historical Materialism. The instruments used were: documentary research, focus group, semi-structured interviews and questionnaires (BARBOUR, 2009), (GIL, 2008). The conclusions showed that, with this study, it was possible to understand who is the pedagogue of the EEAA in seedf, the contradictions between documents, legislation and their real work at school. It was understood that there is a articulation between pedagogues, teachers, students and families, providing the organization of pedagogical work. It was possible to understand that teachers benefit from the work of the pedagogue, even though they are not aware of their function. It was noticed that there is a lack in the continuing training specific to EEAA pedagogues and that the pedagogical work developed in public schools of the Federal District deserves to be seen as resistance to neoliberal policies that invade practices, provided that it is a committed and critical work. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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