Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Freitas, Erika Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T18:29:50Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T18:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Erika Rodrigues de. O trabalho do pedagogo da Secretaria de Educação do Distrito Federal para a organização pedagógica da escola. 2019. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38301 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo visa investigar o trabalho do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à
Aprendizagem (EEAA) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) a partir do
seguinte problema: considerando as diferentes atuações do Pedagogo, qual o trabalho do
pedagogo da EEAA/SEEDF quanto a organização pedagógica da escola? O objetivo: analisar
o trabalho do pedagogo atuante na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem – EEAA
para a organização pedagógica das escolas públicas do DF. A EEAA atua no programa de
intervenção educacional e no trabalho pedagógico para onde são encaminhados estudantes
com dificuldades de aprendizagem. Na fundamentação teórica, foram tratados os conceitos
de trabalho e educação. Pautou-se, também, nas principais legislações referentes à EEAA: a
Orientação Pedagógica do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (GDF, 2010a),
Regimento Interno da Secretaria de Educação do DF (GDF, 2015), os Referenciais para
atuação do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (GDF, 2014) e a Portaria nº 254
(12/08/2008). A base teórica que sustentou o estudo encontra-se em autores como Marx
(1982, 1989, 2004), Antunes (2012), Pimenta (1999), Dantas (2001, 2003, 2007), Nóvoa
(1999), Gauthier e Tardif (2010), Franco (2003, 2008), Imbernón (2010), Cruz (2012), entre
outros. Na metodologia, adotou-se o Materialismo Histórico Dialético situado na abordagem
qualitativa (TRIVIÑOS, 1987), (CRESWELL, 2007). Para análise dos dados, optou-se por
utilizar a técnica da Análise do Discurso Crítica (ORLANDI, 2005), (FAIRCLOUGH, 2001)
e categorias do Materialismo Histórico Dialético. Os instrumentos utilizados foram: pesquisa
documental, grupo focal, entrevistas semiestruturadas e questionários (BARBOUR, 2009),
(GIL, 2008). As conclusões demonstraram que, com este estudo, foi possível entender quem é
o pedagogo da EEAA na SEEDF, as contradições existentes entre os documentos, legislações
e o seu real trabalho na escola. Compreendeu-se que há uma articulação entre os pedagogos,
os docentes, estudantes e família, proporcionando a organização do trabalho pedagógico. Foi
possível entender que os professores se beneficiam do trabalho do pedagogo, mesmo não
tendo conhecimento acerca de sua função. Percebeu-se que há carência na formação
continuada específica aos pedagogos da EEAA e que o trabalho pedagógico desenvolvido em
escolas públicas do DF merece ser visto como resistência às políticas neoliberais que invadem
as práticas, desde que seja um trabalho comprometido e crítico. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O trabalho do pedagogo da Secretaria de Educação do Distrito Federal para a organização pedagógica da escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equipe especializada de apoio à aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study aims to investigate the work of the pedagogue of the Specialized Learning Support
Team (EEAA) of the Federal District Education Secretariat (SEEDF) based on the following
problem: considering the different acts of the Pedagogue, what is the work of the Pedagogue
of the EEAA/SEEDF regarding the pedagogical organization of the school? The objective: to
analyze the work of the pedagogue working in the Specialized Learning Support Team -
EEAA for the pedagogical organization of public schools of df. The EEAA operates in the
educational intervention program and pedagogical work to which students with learning
difficulties are sent. In the theoretical foundation, the concepts of work and education were
treated. It was also focused on the main legislations related to the EEAA: the Pedagogical
Guidance of the Specialized Learning Support Service (GDF, 2010a), The Internal Rules of
The Federal Department of Education (GDF, 2015), the References for the performance of the
Specialized Learning Support Service (GDF, 2014) and Ordinance No. 254 (12/08/2008). The
theoretical basis that supported the study is found in authors such as Marx (1982, 1989, 2004),
Antunes (2012), Pimenta (1999), Dantas (2001, 2003, 2007), Nóvoa (1999), Gauthier and
Tardif (2010), Franco (2003, 2008), Imbernón (2010), Cruz (2012), among others. In the
methodology, dialectical historical materialism was adopted situated in the qualitative
approach (TRIVIÑOS, 1987), (CRESWELL, 2007). For data analysis, we chose to use the
critical discourse analysis technique (ORLANDI, 2005), (FAIRCLOUGH, 2001) and
categories of Dialectical Historical Materialism. The instruments used were: documentary
research, focus group, semi-structured interviews and questionnaires (BARBOUR, 2009),
(GIL, 2008). The conclusions showed that, with this study, it was possible to understand who
is the pedagogue of the EEAA in seedf, the contradictions between documents, legislation and
their real work at school. It was understood that there is a articulation between pedagogues,
teachers, students and families, providing the organization of pedagogical work. It was
possible to understand that teachers benefit from the work of the pedagogue, even though they
are not aware of their function. It was noticed that there is a lack in the continuing training
specific to EEAA pedagogues and that the pedagogical work developed in public schools of
the Federal District deserves to be seen as resistance to neoliberal policies that invade
practices, provided that it is a committed and critical work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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