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2020_LucianaMenezesdaCunhaRêgoOliva.pdf799,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sistema de cotas na universidade pública brasileira : avaliação da experiência da UnB após a Lei 12.711/12
Autor(es): Oliva, Luciana Menezes da Cunha Rêgo
Orientador(es): Nogueira, Jorge Madeira
Assunto: Ações afirmativas
Cotas
Ensino Superior
Universidade de Brasília
Data de publicação: 26-Jun-2020
Referência: OLIVA, Luciana Menezes da Cunha Rêgo. Sistema de cotas na universidade pública brasileira: avaliação da experiência da UnB após a Lei 12.711/12. 2020. 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) -- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Universidade de Brasília, Brasília 2020.
Resumo: As Ações Afirmativas fazem parte de um conjunto de Políticas Públicas que foram estabelecidas para diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes na sociedade brasileira e de acesso às suas Universidades Públicas. Em 2012 foi aprovada a Lei no 12.711 que tem como um dos seus objetivos promover uma maior democratização e equidade de acesso ao ensino superior. Essa dissertação analisa efeitos da Política de Cotas de acesso à Universidade de Brasília após aprovação dessa Lei. O estudo avalia o índice de rendimento acadêmico geral dos estudantes e o número total de ingressantes na UnB durante o período de 2014 a 2018, tanto pelo sistema universal como pela reserva de vagas para negros e para estudantes oriundos das escolas públicas. O objetivo é analisar se as cotas estão promovendo de fato uma maior equidade de acesso na UnB e ainda, avaliar se houve nesse período algum impacto significativo na eficiência da UnB em relação ao rendimento dos alunos cotistas e não cotistas. Os resultados revelam que em relação a mobilidade econômica, a lei das cotas aplicada na UnB atinge seu objetivo ao promover maior equidade de acesso aos alunos negros e de escola pública ao ensino superior. Em relação ao índice de rendimento dos alunos, conclui-se que embora tenham demonstrado algumas diferenças entre alunos cotistas e alunos de acesso universal, os números não indicam haver iscrepâncias significativas e capazes de justificar impactos negativos para qualidade acadêmica da UnB.
Abstract: Affirmative Actions are part of a set of Public Policies that have been reduced as existing socioeconomic inequalities in Brazilian society and access to the Public University in the country. In 2012, Law No. 12,711 was approved, which had as one of its objectives to promote greater democratization and equal access to higher education. This dissertation analyzed some of the effects of the Access Quotas Policy to the University of Brasilia after that law. The study studied the general academic performance index of students and the total number of students enrolled in UnB during the period 2014-2018, both through the universal system and by reserving places for blacks and students from public schools. The objective was to analyze if the quotas are promoting a greater fact in the access to UnB and also, to evaluate if there is any significant impact on the economy of UnB in relation to the income of quota students and non-quota students. The results revealed that in relation to economic mobility, the quota law applied at UnB achieved its objective of promoting greater equity of access to students in public schools and higher education. Regarding the students' performance index, he concluded that despite showing some differences between quota students and those with universal access, the numbers do not indicate that there are discrepancies allowed and capable of justifying the use of UnB's academic quality.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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