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Título : Escola Sem Partido : a política pedagógica do retrocesso na opinião de docentes da região administrativa do Recanto das Emas-DF
Autor : Nascimento, Hércules Cezário da Silva
Orientador(es):: Bandeira, Lourdes Maria
Assunto:: Escola Sem Partido (ESP)
Ideologia de gênero
Feminismo
Práticas pedagógicas
Controle ideológico
Fecha de publicación : 8-jun-2020
Citación : NASCIMENTO, Hércules Cezário da Silva. Escola Sem Partido: a política pedagógica do retrocesso na opinião de docentes da região administrativa do Recanto das Emas-DF. 2018. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : O tema da dissertação foi o Escola Sem Partido. O ESP visa através de projetos de lei a regulação as práticas pedagógicas e os conteúdos curriculares das escolas do que considera como abusivo, e atua por meio de ações e projetos de lei buscando alterar normas e conteúdos escolares e constranger docentes considerados politicamente parciais. Este trabalho se propõe a, por meio de observações sociológicas e da coleta de informações/depoimentos através da aplicação de um questionário semi-estruturado verificar em que medida a motivação do Escola Sem Partido se construiu como um possível projeto de poder e controle ideológico de cunho conservador e de interferência no processo educacional a partir da revisão de literatura e qual maneira o projeto é percebido pelos/as educadores/as. Como objetivos específicos, fez-se a análise das consequências da ‘imposição’ do Projeto da Escola Sem Partidos aos/as docentes como também em relação às suas práticas pedagógicas, mas busca a compreensão por deles/as quanto às consequências que podem advir da implementação do ESP. O problema proposto é de observar, compreender, analisar as motivações políticas-sociais e econômicas que formulam, ou em outras palavras, que sustentam/ancoram o ESP. Como a sua adoção repercutiria sobre o corpo docente a partir da ‘obrigatoriedade’ deincorporação do projeto Escola Sem Partido, no caso dos docentes das escolas estudadas no Recanto das Emas, Distrito Federal. O resultado da pesquisa apontou que os/as inquiridos/as manifestaram clara observação do assunto no contexto pedagógico e nas rodas informais. Também manifestaram a insatisfação quanto à possibilidade de judicialização da arte de Educar, além da não necessidade dessa prática, pois não reconhecem como prática habitual qualquer doutrinação ideológica ou religiosa. A percepção de que ocorreria uma doutrinação de cunho marxista também não está presente junto à/aos docentes. A prática de uma educação crítica está presente na fala dos/as inquiridos/as, todavia vislumbram em sua maioria uma visão capitalista dos conteúdos.
Abstract: The theme of the dissertation was the unpolitical school. The Unpolitical school aims through bills to regulate pedagogical practices and curricular content of schools that it considers abusive, and acts through actions and bills seeking to change school rules and content and constrain teachers considered politically partial. This paper proposes that, through sociological observations and the collection of information / testimony through the application of a semi-structured questionnaire, to verify the extent to which the motivation of the Unpolitical School has been constructed as a possible project of ideological power and control conservative and of interference in the educational process from the literature review and in what way the project is perceived by the teachers. As specific objectives, the consequences of the imposition of the Unpolitical School Project on teachers as well as on their pedagogical practices were analyzed, but it seeks to understand by them the consequences that can result from the implementation of Unpolitical school. The proposed problem is to observe, understand, analyze the political-social and economic motivations that formulate, or in other words, that support / anchor the Unpolitical school. As its adoption would have repercussions on the teaching staff from the mandatory; incorporation of the Unpolitical school project, in the case of the teachers of the schools studied in Recanto das Emas, Federal District. The research results indicated that the respondents expressed a clear observation of the subject in the pedagogical context and on the informal wheels. They also expressed dissatisfaction with the possibility of judicialization of the art of teaching, in addition to the need for this practice, since they do not recognize as usual practice any ideological or religious indoctrination. The perception that Marxist indoctrination would occur also is not present with the teachers. The practice of a critical education is present in the speech of the respondents, but they mostly see a capitalist view of the contents.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
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Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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