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dc.contributor.advisorBandeira, Lourdes Maria-
dc.contributor.authorNascimento, Hércules Cezário da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-08T17:30:35Z-
dc.date.available2020-06-08T17:30:35Z-
dc.date.issued2020-06-08-
dc.date.submitted2018-08-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Hércules Cezário da Silva. Escola Sem Partido: a política pedagógica do retrocesso na opinião de docentes da região administrativa do Recanto das Emas-DF. 2018. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38000-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO tema da dissertação foi o Escola Sem Partido. O ESP visa através de projetos de lei a regulação as práticas pedagógicas e os conteúdos curriculares das escolas do que considera como abusivo, e atua por meio de ações e projetos de lei buscando alterar normas e conteúdos escolares e constranger docentes considerados politicamente parciais. Este trabalho se propõe a, por meio de observações sociológicas e da coleta de informações/depoimentos através da aplicação de um questionário semi-estruturado verificar em que medida a motivação do Escola Sem Partido se construiu como um possível projeto de poder e controle ideológico de cunho conservador e de interferência no processo educacional a partir da revisão de literatura e qual maneira o projeto é percebido pelos/as educadores/as. Como objetivos específicos, fez-se a análise das consequências da ‘imposição’ do Projeto da Escola Sem Partidos aos/as docentes como também em relação às suas práticas pedagógicas, mas busca a compreensão por deles/as quanto às consequências que podem advir da implementação do ESP. O problema proposto é de observar, compreender, analisar as motivações políticas-sociais e econômicas que formulam, ou em outras palavras, que sustentam/ancoram o ESP. Como a sua adoção repercutiria sobre o corpo docente a partir da ‘obrigatoriedade’ deincorporação do projeto Escola Sem Partido, no caso dos docentes das escolas estudadas no Recanto das Emas, Distrito Federal. O resultado da pesquisa apontou que os/as inquiridos/as manifestaram clara observação do assunto no contexto pedagógico e nas rodas informais. Também manifestaram a insatisfação quanto à possibilidade de judicialização da arte de Educar, além da não necessidade dessa prática, pois não reconhecem como prática habitual qualquer doutrinação ideológica ou religiosa. A percepção de que ocorreria uma doutrinação de cunho marxista também não está presente junto à/aos docentes. A prática de uma educação crítica está presente na fala dos/as inquiridos/as, todavia vislumbram em sua maioria uma visão capitalista dos conteúdos.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEscola Sem Partido : a política pedagógica do retrocesso na opinião de docentes da região administrativa do Recanto das Emas-DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscola Sem Partido (ESP)pt_BR
dc.subject.keywordIdeologia de gêneropt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordControle ideológicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The theme of the dissertation was the unpolitical school. The Unpolitical school aims through bills to regulate pedagogical practices and curricular content of schools that it considers abusive, and acts through actions and bills seeking to change school rules and content and constrain teachers considered politically partial. This paper proposes that, through sociological observations and the collection of information / testimony through the application of a semi-structured questionnaire, to verify the extent to which the motivation of the Unpolitical School has been constructed as a possible project of ideological power and control conservative and of interference in the educational process from the literature review and in what way the project is perceived by the teachers. As specific objectives, the consequences of the imposition of the Unpolitical School Project on teachers as well as on their pedagogical practices were analyzed, but it seeks to understand by them the consequences that can result from the implementation of Unpolitical school. The proposed problem is to observe, understand, analyze the political-social and economic motivations that formulate, or in other words, that support / anchor the Unpolitical school. As its adoption would have repercussions on the teaching staff from the mandatory; incorporation of the Unpolitical school project, in the case of the teachers of the schools studied in Recanto das Emas, Federal District. The research results indicated that the respondents expressed a clear observation of the subject in the pedagogical context and on the informal wheels. They also expressed dissatisfaction with the possibility of judicialization of the art of teaching, in addition to the need for this practice, since they do not recognize as usual practice any ideological or religious indoctrination. The perception that Marxist indoctrination would occur also is not present with the teachers. The practice of a critical education is present in the speech of the respondents, but they mostly see a capitalist view of the contents.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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