Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37920
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_EnsinoInovacaoDesenvolvimento (2).pdf576,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino de inovação e desenvolvimento de produtos : uma experiência didática na escola de empreendedores da UnB
Autor(es): Luz, Kerlla de Souza
Barbalho, Sanderson César Macêdo
Farias, Mylene
Assunto: Educação em engenharia
Desenvolvimento de produtos
Inovação
Data de publicação: Set-2019
Editora: Blucher
Referência: LUZ, Kerlla de Souza; BARBALHO, Sanderson; FARIAS, Mylene. Ensino de inovação e desenvolvimento de produtos: uma experiência didática na escola de empreendedores da UnB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO, 12., 2019, Brasília. Proceedings […]. São Paulo: Blucher, 2019. DOI: 10.5151/cbgdp2019-89. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ensino-de-inovao-e-desenvolvimento-de-produtos-uma-experincia-didtica-na-escola-de-empreendedores-da-unb-33914. Acesso em: 29 maio 2020.
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em descrever a aplicação de uma metodologia de ensino de inovação e desenvolvimento de produtos que utiliza conjuntamente os Cenários de Integração (CI) e metodologia PjBL (do inglês, Project-Based Learning) para ensino de empreendedorismo na Universidade de Brasília. Os dados apresentados foram coletados e analisados na forma de questionários. A proposta foi a de aplicar a metodologia PjBL sem a conexão do Cenário de Integração em uma turma (B) contendo 22 alunos e para 35 alunos na outra turma (A) aplicando os cenários. O ponto chave é garantir o desempenho acadêmico e o desenvolvimento das habilidades transversais imprescindíveis para o mercado de trabalho. Os resultados demonstraram que na disciplina com cenários houve melhores resultados quanto ao aprendizado, mas a disciplina sem cenário teve melhor resultado quanto à satisfação dos alunos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia de Produção (FT EPR)
Licença: (CC BY) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ensino-de-inovao-e-desenvolvimento-de-produtos-uma-experincia-didtica-na-escola-de-empreendedores-da-unb-33914. Acesso em: 29 maio 2020.
DOI: 10.5151/cbgdp2019-89
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.