Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37920
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_EnsinoInovacaoDesenvolvimento (2).pdf576,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuz, Kerlla de Souza-
dc.contributor.authorBarbalho, Sanderson César Macêdo-
dc.contributor.authorFarias, Mylene-
dc.date.accessioned2020-05-29T18:24:39Z-
dc.date.available2020-05-29T18:24:39Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationLUZ, Kerlla de Souza; BARBALHO, Sanderson; FARIAS, Mylene. Ensino de inovação e desenvolvimento de produtos: uma experiência didática na escola de empreendedores da UnB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO, 12., 2019, Brasília. Proceedings […]. São Paulo: Blucher, 2019. DOI: 10.5151/cbgdp2019-89. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ensino-de-inovao-e-desenvolvimento-de-produtos-uma-experincia-didtica-na-escola-de-empreendedores-da-unb-33914. Acesso em: 29 maio 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37920-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho consiste em descrever a aplicação de uma metodologia de ensino de inovação e desenvolvimento de produtos que utiliza conjuntamente os Cenários de Integração (CI) e metodologia PjBL (do inglês, Project-Based Learning) para ensino de empreendedorismo na Universidade de Brasília. Os dados apresentados foram coletados e analisados na forma de questionários. A proposta foi a de aplicar a metodologia PjBL sem a conexão do Cenário de Integração em uma turma (B) contendo 22 alunos e para 35 alunos na outra turma (A) aplicando os cenários. O ponto chave é garantir o desempenho acadêmico e o desenvolvimento das habilidades transversais imprescindíveis para o mercado de trabalho. Os resultados demonstraram que na disciplina com cenários houve melhores resultados quanto ao aprendizado, mas a disciplina sem cenário teve melhor resultado quanto à satisfação dos alunos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherBlucherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de inovação e desenvolvimento de produtos : uma experiência didática na escola de empreendedores da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordEducação em engenhariapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento de produtospt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ensino-de-inovao-e-desenvolvimento-de-produtos-uma-experincia-didtica-na-escola-de-empreendedores-da-unb-33914. Acesso em: 29 maio 2020.pt_BR
dc.identifier.doi10.5151/cbgdp2019-89pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)-
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia de Produção (FT EPR)-
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.