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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37783
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Title: “Professora, que bom que você tá aqui ” : trajetórias e identidades de docentes de Direito da UFBA, UnB e USP no contexto pós-cotas
Authors: Brito, Yuri Santos de
Orientador(es):: Bernardino-Costa, Joaze
Assunto:: Ações afirmativas
Políticas afirmativas
Direito
Cotas raciais
Racismo
Questão racial
Universidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociais
Issue Date: 18-May-2020
Citation: BRITO, Yuri Santos de. “Professora, que bom que você tá aqui ”: trajetórias e identidades de docentes de Direito da UFBA, UnB e USP no contexto pós-cotas 2019. 213 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Essa pesquisa parte do acúmulo do debate acerca da questão racial no Brasil, em especial, no campo sociológico. Ela integra uma longa agenda de pesquisa acerca do papel dos docentes em relação às políticas afirmativas nas universidades públicas, em especial, nas instituições públicas de ensino de Direito. Esse trabalho, em específico, tem como objetivo investigar, numa perspectiva comparativa, as identidades e trajetórias dos docentes de Direito de três instituições de diferentes regiões do país – UFBA, UnB e USP –, com diferentes históricos e com trajetos distintos de implementação das ações afirmativas, em especial no que diz respeito às suas percepções e autopercepções de origem de classe, raça e gênero, a fim de construir as bases para uma agenda futura acerca de como estes fatores se relacionam com seus comportamentos diante das políticas de ação afirmativas. Para tanto, investigou-se a história das instituições através da literatura sobre elas e os relatos dos próprios docentes; levantou-se, a partir da análise de perfis acadêmicos e profissionais e também de documentos oficiais da Faculdades, as características do corpo docente das instituições; construiu-se um roteiro de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a 29 docentes e, a partir de uma análise de conteúdo, se reconstruiu categorias analíticas acerca das questões estudadas utilizando os dados coletados pelas diferentes técnicas de pesquisa. Toma-se por conclusão a compreensão de que, a despeito de haver diferenças significativas nos perfis profissionais e acadêmicos entre as instituições, com maior ou menor dedicação a outra carreira profissional e diferentes perspectivas acerca da formação jurídica, se registra uma similaridade notável nas narrativas acerca das origens de classe, raça e gênero dos docentes, com uma concentração de narrativas baseadas no conceito de meritocracia individual por parte de docentes homens e brancos, enquanto narrativas baseadas em fatores coletivos tendem a ser mais comuns entre docentes negros, negras e mulheres em geral.
Abstract: This research is part of the long debate about race in Brazil, specially, in the sociological field and derives from a long research agenda about the role played by university professors in a context where affirmative actions were implemented, specifically, in Law schools. It intends to investigate, in a comparative perspective, the identities and trajectories of the Law professors in three institutions – UFBA, UnB and USP – located in three diferente brazilian regions, with different institutional histories and different trajectories in the adoption of affirmative actions, specially about their perceptions and self-perceptions of class origins, race and gender, in order to lay foundations to a future research agenda about how those relate to how they behave in light of the transformations brought by the affirmative actions in the brazilian public universities. To achieve these goals, this thesis investigates the history of the Law schools through bibliography review; through analysis of academic and professional profiles, as well as official documentos, the characteristics of the teaching body of these institutions; conducts analysis of 29 interviews with professors from the three institutions, and produces na analytic framework that covers the subjects of this study. Finally, it concludes that, in spite of significative differences in the professional and academic profiles of the teaching body of each Law school, in terms of dedication to other law careers and different views about what should be the academic objectives of law schools, there is great similarity in terms of narratives about class origins, race and gender of these professors, with narratives based on the concept of individual merit more common among the white male professors, while narratives based on collective factors are more often presented by black and women professors.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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