http://repositorio.unb.br/handle/10482/37768
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Title: | Os fundamentos políticos do discurso de treinamento dos funcionários do Banco do Brasil |
Authors: | Henriques, Vania Patalano |
Orientador(es):: | Porto, Sérgio Dayrell |
Assunto:: | Treinamento no trabalho Administração de empresas Bancos - administração Treinamento e desenvolvimento (T&D) |
Issue Date: | 17-May-2020 |
Data de defesa:: | 27-Jul-1995 |
Citation: | HENRIQUES, Vania Patalano. O treinamento da alta administração do Banco do Brasil: 1964-1978. 1995. 99 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1995. |
Abstract: | O propósito desta pesquisa é investigar como o mais importante estabelecimento bancário do Brasil expandiu seu poder, de acordo com os princípios da modernidade, durante o período compreendido entre 1964 e 1978. O Banco do Brasil foi capaz de construir um tipo de discurso que tinha a finalidade de mudar o comportamento de seus funcionários. Logo, para colocar a instituição adequada aos parâmetros da modernidade, era necessário obter a colaboração de seus servidores. Uma das maneiras encontradas para atingir seus objetivos foi aperfeiçoar o treinamento técnico. Ele deveria ser direcionado a um grupo selecionado de funcionários que estivesse habituado a exercer funções de comando. A maioria seria composta de gerentes. A instituição também decidiu criar um departamento específico para administrar o treinamento. Esse departamento recebeu o nome de Desed. Ele deveria ser o responsável por ensinar os funcionários a comandar, de acordo com a ideologia do Banco. O treinamento era considerado um processo contínuo que deveria ocorrer não apenas nas salas de aula, mas até mesmo durante os trabalhos de rotina ou durante conversas formais ou informais, em qualquer lugar e a qualquer hora. Eles acreditavam que o treinamento técnico, baseado nas teorias da administração científica, iria trazer progresso ao Banco e à nação. Através do emprego de uma retórica persuasiva, os articuladores do discurso utilizaram-se da linguagem do poder, vincularam-na ao treinamento e obtiveram êxito em impor as idéias e valores do Banco. Esta pesquisa pretende ser uma contribuição para o entendimento de como se sucedeu o processo de modernização do Banco do Brasil e, ao mesmo tempo, o que isto significou para o país naquele momento histórico. |
Abstract: | The purpose of this research is to investigate hovv the most important banking establishment of Brazil expanded its power, according to the principles of modernity, during the period between 1964 - 1978. The Bank of Brazil was able to build up a kind of discourse that intended to cause changes into its employees’ behaviour. So, in order to accommodate the institution to modem usages, it was necessary to gain the workers over. One of the ways found out reaching its purposes was to improve technical training. It should be made for a selected group of workers who used to lead another ones. The most of them were managers. The institution also decided to create a special department for doing this task. It was called Desed. The department should be responsible for teaching people how to command, according to the ideology of the Bank. Training was regarded as a process that should be continuous and happen not only at classrooms, but also during the daily tasks or even during some moments of formal or informal conversations, in everywhere and at any time. They believed a technical training based upon scientific administration theories would bring progress to the Bank and to the nation too. Throughout a persuasive rhetoric, the discourse markers used a language of power, linked it with training and were successful in establishing the ideas and values of the Bank to the whole institution. This research intends to be a contribution to understanding how succeeded the modem development at Bank of Brazil and, at the same time, what it meant to the country in that historical period. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1995. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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