http://repositorio.unb.br/handle/10482/37670
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_MariaVilarRamalhoRamos.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted??? | 2,09 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito??? |
Título : | Viagens em busca de um país : a construção da identidade brasileira nos filmes Iracema - uma transamazônica, Bye - Bye Brasil e Central do Brasil |
Autor : | Ramos, Maria Vilar Ramalho |
Orientador(es):: | Silva, Denilson Lopes |
Assunto:: | Cinema brasileiro Comunicação de massa e cultura Cinema - aspectos sociais Identidade brasileira |
Data de defesa:: | 2005 |
Citación : | RAMOS, Maria Vilar Ramalho. Viagens em busca de um país: a construção da identidade brasileira nos filmes Iracema - uma transamazônica, Bye-Bye Brasil e Central do Brasil. 2005. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
Resumen : | A pesquisa investiga as especificidades dos filmes brasileiros de viagem em relação a uma tradição norte-americana e européia, postulando os problemas sócio-econômicos como os maiores mobilizadores dos deslocamentos realizados. Outro ponto abordado foi a análise da construção da nossa identidade nacional através dos discursos produzidos pelos road-movies brasileiros, tentando perceber uma vinculação entre o cinema e uma tradição intelectual brasileira que sempre elegeu o interior como um espaço privilegiado para a discussão de nosso projeto de nação. Para a realização do trabalho foram selecionadas as obras Iracema - uma transamazônica, de Orlando Senna e Jorge Bodanski, Central do Brasil, de Walter Salles, e Bye - Bye Brasil, de Carlos Diegues. |
Abstract: | This study focuses oh the particularities of Brazilian road-movies compared to the North-American and European tradition, considering that social and economical problems determine the undertaking of journeys. The study also analyses how our identity is made by the speeches produced by Brazilian road-movies, as we assume that there is a connection between our cinema and the Brazilian intellectual tradition which has always chosen the countryside as a special place to discuss a national project. The research focuses on three selected movies: “Iracema - uma transamazônica”, by Orlando Senna and Jorge Bodanski, “Central Station”, by Walter Salles, and “Bye Bye Brazil”, by Carlos Diegues. Key words: Travel; Roaming; Boundaries; Nation; Identity; Countryside; Hinterland or remote interior of Brazil; Economy, Work; Migration. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2005. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.