Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37670
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_MariaVilarRamalhoRamos.pdf
Restrito
2,09 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Denilson Lopes-
dc.contributor.authorRamos, Maria Vilar Ramalho-
dc.date.accessioned2020-05-11T15:40:26Z-
dc.date.available2020-05-11T15:40:26Z-
dc.date.submitted2005-
dc.identifier.citationRAMOS, Maria Vilar Ramalho. Viagens em busca de um país: a construção da identidade brasileira nos filmes Iracema - uma transamazônica, Bye-Bye Brasil e Central do Brasil. 2005. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37670-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2005.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa investiga as especificidades dos filmes brasileiros de viagem em relação a uma tradição norte-americana e européia, postulando os problemas sócio-econômicos como os maiores mobilizadores dos deslocamentos realizados. Outro ponto abordado foi a análise da construção da nossa identidade nacional através dos discursos produzidos pelos road-movies brasileiros, tentando perceber uma vinculação entre o cinema e uma tradição intelectual brasileira que sempre elegeu o interior como um espaço privilegiado para a discussão de nosso projeto de nação. Para a realização do trabalho foram selecionadas as obras Iracema - uma transamazônica, de Orlando Senna e Jorge Bodanski, Central do Brasil, de Walter Salles, e Bye - Bye Brasil, de Carlos Diegues.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleViagens em busca de um país : a construção da identidade brasileira nos filmes Iracema - uma transamazônica, Bye - Bye Brasil e Central do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.subject.keywordComunicação de massa e culturapt_BR
dc.subject.keywordCinema - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordIdentidade brasileirapt_BR
dc.description.abstract1This study focuses oh the particularities of Brazilian road-movies compared to the North-American and European tradition, considering that social and economical problems determine the undertaking of journeys. The study also analyses how our identity is made by the speeches produced by Brazilian road-movies, as we assume that there is a connection between our cinema and the Brazilian intellectual tradition which has always chosen the countryside as a special place to discuss a national project. The research focuses on three selected movies: “Iracema - uma transamazônica”, by Orlando Senna and Jorge Bodanski, “Central Station”, by Walter Salles, and “Bye Bye Brazil”, by Carlos Diegues. Key words: Travel; Roaming; Boundaries; Nation; Identity; Countryside; Hinterland or remote interior of Brazil; Economy, Work; Migration.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.