http://repositorio.unb.br/handle/10482/37511
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_RaquelAlvesAmaral.pdf | 4,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O letramento e as práticas textuais no aplicativo Whatsapp : um estudo de caso em uma turma de 5a série da Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ensino Fundamental 13 de Ceilândia (DF) |
Autor : | Amaral, Raquel Alves |
Orientador(es):: | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto:: | Educação de jovens e adultos Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão Educação de jovens e adultos - letramento Práticas textuais Redação |
Fecha de publicación : | 16-abr-2020 |
Data de defesa:: | 22-ago-2019 |
Citación : | AMARAL, Raquel Alves. O letramento e as práticas textuais no aplicativo Whatsapp: um estudo de caso em uma turma de 5a série da Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ensino Fundamental 13 de Ceilândia (DF). 2019. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Esta dissertação de mestrado consiste em um estudo de caso qualitativo, que tem como foco as influências, em materiais escritos de estudantes do Ensino Fundamental, das comunicações realizadas pelos mesmos por meio do aplicativo WhatsApp onde as práticas textuais ocorrem de modo específico. A construção da fundamentação teórica da investigação foi baseada nos estudos desenvolvidos acerca das influências das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) na educação, no ensino da Língua Portuguesa e nos estudos de letramentos e práticas textuais, bem como nos estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística e das teorias de aprendizagem. Com o objetivo de se identificar os impactos das práticas textuais de estudantes usuários do Whatsapp em suas manifestações escritas formais, o estudo de caso abordou redações de 200 alunos de turmas de 5a série, da Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Ensino Fundamental 13, de Ceilândia – DF. As redações em que foram identificadas práticas textuais influenciadas pelas práticas comunicativas decorrentes do uso do Whatsapp indicaram um grupo menor de sujeitos, cuja metodologia segue os preceitos da pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam para a emergência de novos estilos textuais, novos vocabulários e novas construções frasais, efetivamente incorporados ao cotidiano dos alunos, decorrentes de sua intensa comunicação em aplicativos digitais. A investigação realizada fornece indícios suscetíveis de concernentes à adoção de novas abordagens didáticas por parte de professores de Língua Portuguesa, não apenas visando à incorporação de novas práticas textuais, mas também à promoção de aproximações entre a sala de aula e o cotidiano dos alunos, com vistas a uma relação ensino-aprendizagem mais significativa e contextualizada. |
Abstract: | This master dissertation consists of a qualitative case study, which focuses on the influences, in written materials of elementary students, of the communications made by them through the WhatsApp application where the textual practices occur in a specific way. The construction of the theoretical foundation of the research was based on studies developed about the influences of Digital Information, Communication and Expression Technologies (DCET) on education, Portuguese Language teaching and literacy studies and textual practices, as well as studies developed in linguistics and learning theories. In order to identify the impacts of students who use whatsapp textual practices on their formal written manifestations, the case study addressed essays from 200 students in 5th grade classes, from Youth and Adult Education, from the Elementary School 13, from Ceilândia – Federal District. The essays in which textual practices influenced by communicative practices resulting from the use of Whatsapp were identified indicated a smaller group of subjects, whose methodology follows the precepts of action research. The obtained results point to the emergence of new textual styles, new vocabularies and new phrasal constructions, effectively incorporated into students' daily life, resulting from their intense communication in digital applications. The research done provides susceptible evidence concerning the adoption of new didactic approaches by Portuguese Language teachers, not only aiming at the incorporation of new textual practices, but also at promoting approximations between the classroom and the students daily life, aiming at a relationship more meaningful and contextualized teaching-learning. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.