http://repositorio.unb.br/handle/10482/37266
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_MaríliadosSantosBezerra.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Educação, subjetividade e desenvolvimento humano : construindo bases para uma avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem em uma perspectiva investigativa |
Auteur(s): | Bezerra, Marília dos Santos |
Orientador(es):: | Tacca, Maria Carmen Villela Rosa |
Assunto:: | Avaliação psicológica Psicologia escolar Dificuldades de aprendizagem Epistemologia qualitativa |
Date de publication: | 31-mar-2020 |
Data de defesa:: | 3-jui-2019 |
Référence bibliographique: | BEZERRA, Marília dos Santos. Educação, subjetividade e desenvolvimento humano: construindo bases para uma avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem em uma perspectiva investigativa. 2019. 218 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | O trabalho aqui apresentado busca aprofundar e ampliar as possibilidades de atuação do psicólogo escolar, em uma prática essencialmente tradicional no campo educacional, a avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem. Com o intuito de apresentar uma proposta alternativa às formas tradicionais de avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem escolar, este estudo, pautado na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, ambas desenvolvidas por González Rey, buscou avançar em uma perspectiva distinta de avaliação psicológica que conduz a uma aproximação entre avaliação e pesquisa, enfatizando a legitimação do sujeito que aprende, bem como a caráter ativo e criativo do psicólogo, como alguém capaz de produzir ideias e conhecimentos personalizados acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças investigadas. Defendemos nesta tese a elaboração de um modelo teórico acerca da Avaliação Psicológica das dificuldades de aprendizagem escolar, que avance em uma concepção de avaliação investigativa do processo de desenvolvimento subjetivo da criança, nos diferentes contextos de sua vida e na relação entre os diferentes protagonistas essenciais no processo educativo. Dessa forma, afirmamos que os processos investigativos da aprendizagem escolarizada, a partir da sua dimensão subjetiva, necessariamente devem ser orientados pelos princípios que regem a Epistemologia Qualitativa, sendo esta desenvolvida para o estudo da subjetividade humana. Os resultados da pesquisa são apresentados em três eixos temáticos: (1) apresentação de dois estudos de caso; (2) Subjetividade social e ação pedagógica: desdobramentos para a compreensão das dificuldades de aprendizagem no contexto escolar; (3) Contribuições da Teoria da Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa para o processo de investigação e avaliação das dificuldades de aprendizagem escolar. As conclusões do estudo apontaram que obstáculos enfrentados pelas crianças investigadas não se relacionavam pela impossibilidade delas de realizar as operações intelectuais necessárias para o desenvolvimento de algum tipo de tarefa, mas emergiam a partir da produção de sentidos subjetivos no seu processo de aprender que dificultavam a sua realização. Enfatizamos que a maneira com que os aprendizes subjetivavam os seus obstáculos referentes à aprendizagem favoreciam ou não, em alguns momentos, a realização de determinadas atividades. A avaliação psicológica, na perpectiva da subjetividade, configurou-se como sistema teórico orientado para a produção de inteligibilidade sobre o processos de aprendizagem e desenvolvimento que se constituiram em produções subjetivas. Além disso, consideramos que o referencial utilizado representou uma alternativa teórica explicativa possível para os aspectos subjetivos que estão envolvidos na aprendizagem escolar, permitindo visibilidade sobre ela, e que não se apresentam por outras vias na construção teórica da psicologia. |
Abstract: | The work presented here seeks to deepen and broaden the possibilities of performance of the school psychologist, in an essentially traditional practice in the educational field, the psychological assessment of learning difficulties. In order to present an alternative proposal to the traditional forms of psychological assessment of learning disabilities, this study, based on Subjectivity Theory and Qualitative Epistemology, both developed by González Rey, sought to advance a different perspective of psychological assessment that leads to an approach between evaluation and research, emphasizing the legitimation of the learning subject, as well as the active and creative character of the psychologist, as someone capable of producing personalized ideas and knowledge about the developmental and learning processes of the investigated children. In this thesis we defend the elaboration of a theoretical model about the Psychological Evaluation of the learning difficulties, that advances in a conception of investigative evaluation of the process of the subjective development of the child, in the different contexts of its life and in the relation between the different essential protagonists in the school. educational process. Thus, we affirm that the investigative processes of schooled learning, from their subjective dimension, must necessarily be guided by the principles governing Qualitative Epistemology, which is developed for the study of human subjectivity. The research results are presented in three thematic axes: (1) presentation of two case studies; (2) Social subjectivity and pedagogical action: developments for the comprehension of learning difficulties in the school context; (3) Contributions of Subjectivity Theory and Qualitative Epistemology to the process of research and assessment of learning disabilities. The conclusions of the study indicated that obstacles faced by the children investigated were not related to their inability to perform the intellectual operations necessary for the development of some kind of task, but emerged from the production of subjective meanings in their learning process that made it difficult for them to learn. achievement. We emphasize that the way in which learners subjected their learning obstacles favored or not, at times, the performance of certain activities. Psychological evaluation, from the perspective of subjectivity, was configured as a theoretical system oriented to the production of intelligibility about the learning and development processes that were subjective productions. In addition, we consider that the framework used represented a possible explanatory theoretical alternative to the subjective aspects that are involved in school learning, allowing visibility about it, and which are not presented in other ways in the theoretical construction of psychology. |
Resumen: | El trabajo presentado aquí busca profundizar y ampliar las posibilidades de desempeño del psicólogo escolar, en una práctica esencialmente tradicional en el campo educativo, la evaluación psicológica de las dificultades de aprendizaje. Con el fin de presentar una propuesta alternativa a las formas tradicionales de evaluación psicológica de las discapacidades de aprendizaje, este estudio, basado en la Teoría de la subjetividad y la Epistemología cualitativa, ambos desarrollados por González Rey, buscó avanzar en una perspectiva diferente de la evaluación psicológica que conduce a un enfoque entre evaluación e investigación, que enfatiza la legitimación del sujeto de aprendizaje, así como el carácter activo y creativo del psicólogo, como alguien capaz de producir ideas y conocimientos personalizados sobre los procesos de desarrollo y aprendizaje de los niños investigados. En esta tesis defendemos la elaboración de un modelo teórico sobre la Evaluación psicológica de las dificultades de aprendizaje, que avanza en una concepción de evaluación investigativa del proceso del desarrollo subjetivo del niño, en los diferentes contextos de su vida y en la relación entre los diferentes protagonistas esenciales en la escuela proceso educativo. Por lo tanto, afirmamos que los procesos de investigación del aprendizaje escolar, desde su dimensión subjetiva, necesariamente deben guiarse por los principios que rigen la Epistemología Cualitativa, que se desarrolla para el estudio de la subjetividad humana. Los resultados de la investigación se presentan en tres ejes temáticos: (1) presentación de dos estudios de caso; (2) Subjetividad social y acción pedagógica: desarrollos para la comprensión de las dificultades de aprendizaje en el contexto escolar; (3) Contribuciones de la teoría de la subjetividad y la epistemología cualitativa al proceso de investigación y evaluación de las discapacidades de aprendizaje. Las conclusiones del estudio indicaron que los obstáculos que enfrentaron los niños investigados no estaban relacionados con su incapacidad para realizar las operaciones intelectuales necesarias para el desarrollo de algún tipo de tarea, sino que surgieron de la producción de significados subjetivos en su proceso de aprendizaje que les dificultaba el aprendizaje. logro Hacemos hincapié en que la forma en que los alumnos sometieron sus obstáculos de aprendizaje favoreció o no, a veces, el desempeño de ciertas actividades. La evaluación psicológica, desde la perspectiva de la subjetividad, se configuró como un sistema teórico orientado a la producción de inteligibilidad sobre los procesos de aprendizaje y desarrollo que eran producciones subjetivas. Además, consideramos que el marco utilizado representa una posible alternativa teórica explicativa a los aspectos subjetivos que están involucrados en el aprendizaje escolar, lo que permite la visibilidad al respecto y que no se presentan de otras maneras en la construcción teórica de la psicología. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019 |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.