Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tacca, Maria Carmen Villela Rosa | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Marília dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T21:32:24Z | - |
dc.date.available | 2020-03-31T21:32:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-03 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Marília dos Santos. Educação, subjetividade e desenvolvimento humano: construindo bases para uma avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem em uma perspectiva investigativa. 2019. 218 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37266 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado busca aprofundar e ampliar as possibilidades de atuação do
psicólogo escolar, em uma prática essencialmente tradicional no campo educacional, a
avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem. Com o intuito de apresentar uma
proposta alternativa às formas tradicionais de avaliação psicológica das dificuldades de
aprendizagem escolar, este estudo, pautado na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia
Qualitativa, ambas desenvolvidas por González Rey, buscou avançar em uma perspectiva
distinta de avaliação psicológica que conduz a uma aproximação entre avaliação e pesquisa,
enfatizando a legitimação do sujeito que aprende, bem como a caráter ativo e criativo do
psicólogo, como alguém capaz de produzir ideias e conhecimentos personalizados acerca dos
processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças investigadas. Defendemos nesta
tese a elaboração de um modelo teórico acerca da Avaliação Psicológica das dificuldades de
aprendizagem escolar, que avance em uma concepção de avaliação investigativa do processo
de desenvolvimento subjetivo da criança, nos diferentes contextos de sua vida e na relação
entre os diferentes protagonistas essenciais no processo educativo. Dessa forma, afirmamos
que os processos investigativos da aprendizagem escolarizada, a partir da sua dimensão
subjetiva, necessariamente devem ser orientados pelos princípios que regem a Epistemologia
Qualitativa, sendo esta desenvolvida para o estudo da subjetividade humana. Os resultados da
pesquisa são apresentados em três eixos temáticos: (1) apresentação de dois estudos de caso;
(2) Subjetividade social e ação pedagógica: desdobramentos para a compreensão das
dificuldades de aprendizagem no contexto escolar; (3) Contribuições da Teoria da
Subjetividade e da Epistemologia Qualitativa para o processo de investigação e avaliação das
dificuldades de aprendizagem escolar. As conclusões do estudo apontaram que obstáculos
enfrentados pelas crianças investigadas não se relacionavam pela impossibilidade delas de
realizar as operações intelectuais necessárias para o desenvolvimento de algum tipo de tarefa,
mas emergiam a partir da produção de sentidos subjetivos no seu processo de aprender que
dificultavam a sua realização. Enfatizamos que a maneira com que os aprendizes subjetivavam
os seus obstáculos referentes à aprendizagem favoreciam ou não, em alguns momentos, a
realização de determinadas atividades. A avaliação psicológica, na perpectiva da subjetividade,
configurou-se como sistema teórico orientado para a produção de inteligibilidade sobre o
processos de aprendizagem e desenvolvimento que se constituiram em produções subjetivas.
Além disso, consideramos que o referencial utilizado representou uma alternativa teórica
explicativa possível para os aspectos subjetivos que estão envolvidos na aprendizagem
escolar, permitindo visibilidade sobre ela, e que não se apresentam por outras vias na
construção teórica da psicologia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação, subjetividade e desenvolvimento humano : construindo bases para uma avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem em uma perspectiva investigativa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia qualitativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The work presented here seeks to deepen and broaden the possibilities of performance of the
school psychologist, in an essentially traditional practice in the educational field, the
psychological assessment of learning difficulties. In order to present an alternative proposal to
the traditional forms of psychological assessment of learning disabilities, this study, based on
Subjectivity Theory and Qualitative Epistemology, both developed by González Rey, sought to
advance a different perspective of psychological assessment that leads to an approach
between evaluation and research, emphasizing the legitimation of the learning subject, as well
as the active and creative character of the psychologist, as someone capable of producing
personalized ideas and knowledge about the developmental and learning processes of the
investigated children. In this thesis we defend the elaboration of a theoretical model about the
Psychological Evaluation of the learning difficulties, that advances in a conception of
investigative evaluation of the process of the subjective development of the child, in the different
contexts of its life and in the relation between the different essential protagonists in the school.
educational process. Thus, we affirm that the investigative processes of schooled learning, from
their subjective dimension, must necessarily be guided by the principles governing Qualitative
Epistemology, which is developed for the study of human subjectivity. The research results are
presented in three thematic axes: (1) presentation of two case studies; (2) Social subjectivity
and pedagogical action: developments for the comprehension of learning difficulties in the
school context; (3) Contributions of Subjectivity Theory and Qualitative Epistemology to the
process of research and assessment of learning disabilities. The conclusions of the study
indicated that obstacles faced by the children investigated were not related to their inability to
perform the intellectual operations necessary for the development of some kind of task, but
emerged from the production of subjective meanings in their learning process that made it
difficult for them to learn. achievement. We emphasize that the way in which learners subjected
their learning obstacles favored or not, at times, the performance of certain activities.
Psychological evaluation, from the perspective of subjectivity, was configured as a theoretical
system oriented to the production of intelligibility about the learning and development processes
that were subjective productions. In addition, we consider that the framework used represented
a possible explanatory theoretical alternative to the subjective aspects that are involved in
school learning, allowing visibility about it, and which are not presented in other ways in the
theoretical construction of psychology. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El trabajo presentado aquí busca profundizar y ampliar las posibilidades de desempeño del
psicólogo escolar, en una práctica esencialmente tradicional en el campo educativo, la
evaluación psicológica de las dificultades de aprendizaje. Con el fin de presentar una
propuesta alternativa a las formas tradicionales de evaluación psicológica de las
discapacidades de aprendizaje, este estudio, basado en la Teoría de la subjetividad y la
Epistemología cualitativa, ambos desarrollados por González Rey, buscó avanzar en una
perspectiva diferente de la evaluación psicológica que conduce a un enfoque entre evaluación
e investigación, que enfatiza la legitimación del sujeto de aprendizaje, así como el carácter
activo y creativo del psicólogo, como alguien capaz de producir ideas y conocimientos
personalizados sobre los procesos de desarrollo y aprendizaje de los niños investigados. En
esta tesis defendemos la elaboración de un modelo teórico sobre la Evaluación psicológica de
las dificultades de aprendizaje, que avanza en una concepción de evaluación investigativa del
proceso del desarrollo subjetivo del niño, en los diferentes contextos de su vida y en la
relación entre los diferentes protagonistas esenciales en la escuela proceso educativo. Por lo
tanto, afirmamos que los procesos de investigación del aprendizaje escolar, desde su
dimensión subjetiva, necesariamente deben guiarse por los principios que rigen la
Epistemología Cualitativa, que se desarrolla para el estudio de la subjetividad humana. Los
resultados de la investigación se presentan en tres ejes temáticos: (1) presentación de dos
estudios de caso; (2) Subjetividad social y acción pedagógica: desarrollos para la comprensión
de las dificultades de aprendizaje en el contexto escolar; (3) Contribuciones de la teoría de la
subjetividad y la epistemología cualitativa al proceso de investigación y evaluación de las
discapacidades de aprendizaje. Las conclusiones del estudio indicaron que los obstáculos que
enfrentaron los niños investigados no estaban relacionados con su incapacidad para realizar
las operaciones intelectuales necesarias para el desarrollo de algún tipo de tarea, sino que
surgieron de la producción de significados subjetivos en su proceso de aprendizaje que les
dificultaba el aprendizaje. logro Hacemos hincapié en que la forma en que los alumnos
sometieron sus obstáculos de aprendizaje favoreció o no, a veces, el desempeño de ciertas
actividades. La evaluación psicológica, desde la perspectiva de la subjetividad, se configuró
como un sistema teórico orientado a la producción de inteligibilidad sobre los procesos de
aprendizaje y desarrollo que eran producciones subjetivas. Además, consideramos que el
marco utilizado representa una posible alternativa teórica explicativa a los aspectos subjetivos
que están involucrados en el aprendizaje escolar, lo que permite la visibilidad al respecto y
que no se presentan de otras maneras en la construcción teórica de la psicología. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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