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Título: O caráter educativo da avaliação de desempenho do servidor técnico-administrativo em educação na Universidade de Brasília
Autor(es): Rosa, Ana Cristina Danicki Aureliano
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Servidores públicos federais
Avaliação de desempenho
Servidores públicos federais - progressão funcional
Técnicos administrativos
Universidade de Brasília
Data de publicação: 3-Mar-2020
Referência: ROSA, Ana Cristina Danicki Aureliano. O caráter educativo da avaliação de desempenho do servidor técnico-administrativo em educação na Universidade de Brasília. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O estudo aborda a avaliação de desempenho, um recurso oficialmente utilizado para supervisionar e acompanhar o desempenho dos servidores técnicos federais, aqui com foco no servidor técnico-administrativo em educação, para efeito de progressão funcional. Problematiza a questão do que seja avaliação de desempenho e aborda a percepção do servidor técnico-administrativo sobre a avaliação de desempenho. Especificamente, a pesquisa tem como objetivo analisar a avaliação de desempenho aplicada ao servidor técnico-administrativo em educação da Universidade de Brasília. A metodologia, de base qualitativa apoiada em Creswel (2010) e Chizzotti (2014), é composta de 30 questionários aplicados aos servidores técnicos-administrativos do campus Darcy Ribeiro, bem como entrevista realizada com o Diretor da Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE). A análise adotou pressupostos da Análise de Discurso Crítica (ADC) – apresentada por Normam Fairclough (2016). A fundamentação teórica foi pautada nos conceitos de avaliação de desempenho em Marras (2011) e outros, bem como na legislação brasileira que regulamenta o trabalho do servidor público. Também consideramos as categorias trabalho e educação a partir de Antunes (2012), Mészáros (2009), Paro (2013), Jacomini (2013) e outros. Os resultados apontam que o caráter educativo da avaliação de desempenho utilizada na Universidade de Brasília parece não existir, tendo em vista o desconhecimento dos servidores técnicos-administrativos do teor de sua constituição e finalidade. Decerto que a própria instituição procura atender as demandas dos servidores, suspendendo e ajustando Resoluções no intuito de oportunizar um processo o mais democrático possível sem desrespeitar os princípios da adminsitração pública. As conclusões revelam que tal atitude evidenciada nos discursos dos pesquisados demonstra uma compreensão artificial e alienada do sentido real do serviço público na Universidade de Brasília.
Abstract: The study addresses performance evaluation, a feature officially used to supervise and monitor the performance of federal technical servers, here focused on the technical administrative server in education, for the purpose of functional progression. It problematizes the question of what performance evaluation is and addresses the technical-administrative server's perception of performance evaluation. Specifically, the research aims to analyze the performance evaluation applied to the technical-administrative server in education of the University of Brasília. The qualitative methodology, based on Creswel (2010) and Chizzotti (2014), is composed of 30 questionnaires applied to the technical-administrative servers of the Darcy Ribeiro campus, as well as an interview with the Director of the Directorate of Training, Development and Education (DCADE). The analysis adopted the assumptions of Critical Discourse Analysis (ADC) - presented by Normam Fairclough (2016). The theoretical basis was based on the concepts of performance evaluation in Marras (2011) and others, as well as in the Brazilian legislation that regulates the work of the public servant. We also consider the categories of work and education from Antunes (2012), Mészáros (2009), Paro (2013), Jacomini (2013) and others. The results indicate that the educational character of the performance evaluation used at the University of Brasília does not seem to exist, due to the lack of knowledge of the technical-administrative servers of the content of its constitution and purpose. Certainly, the institution itself seeks to meet the demands of the civil servants, suspending and adjusting Resolutions in order to opportune a process as democratic as possible without disrespecting the principles of public administration. The conclusions reveal that this attitude evidenced in the discourses of the respondents demonstrates an artificial understanding and the real sense of the public service at the University of Brasilia.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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