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Título: A música na Educação Infantil no DF : estabelecendo relações entre o currículo em movimento e o currículo de Pedagogia da UnB
Autor(es): Vale, Sara Paraguassú Santos do
Orientador(es): Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Assunto: Música - instrução e estudo
Educação infantil
Pedagogos - formação
Data de publicação: 19-Fev-2020
Referência: VALE, Sara Paraguassú Santos do. A música na Educação Infantil no DF: estabelecendo relações entre o currículo em movimento e o currículo de Pedagogia da UnB. 2019. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetiva estudar e correlacionar a parte de música das prescrições curriculares para a Educação Infantil no DF e para a formação de pedagogos na UnB a fim de discutir a relação entre o que é exigido do pedagogo em sua função docente e o que lhe é dispensado em termos do ensino de música no decorrer de sua formação. Com bases na metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e análise documental, o trabalho analisa os dados pelos processos de codificação da Teoria Fundamentada nos Dados. A intenção é correlacionar as categorias emergentes ao final dos processos de codificação do Currículo em Movimento do DF- Caderno de Educação Infantil e Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia da UnB (PACP), bem como ementas disciplinares correspondentes ao ensino da música e arte. O referencial teórico em Sacristán conduz a pesquisa pelo campo do Currículo Prescrito, determinando as limitações do trabalho ao estudo dos escritos. As ferramentas analíticas de correlação das categorias parte da teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Shulman. Os conhecimentos musicais encontrados por meio do processo de codificação resultaram na categoria central de experiências sonoro musicais em ambos os currículos. A busca por informações adicionais acerca do PACP e da disciplina de Fundamentos da Linguagem Musical na Educação agregou à dissertação uma entrevista com a Profª Drª Patrícia Pederiva. Foi apontado pelas análises que o curso de pedagogia da UnB oferta em seu currículo disciplinas que contemplam conhecimentos musicais que oportunizam os futuros professores ao trabalho com a proposta de música que integra o Currículo em Movimento da Educação Infantil, contudo, o caráter do fluxo dessas disciplinas é um fator complicador, por ser optativo, sendo assim podemos ver uma incongruência com a legislação, esta que constata a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica.
Abstract: The present work aims to study and correlate the music part of the curricular prescriptions for Early Childhood Education in the DF and for the formation of pedagogues in UnB in order to discuss the relationship between what is required of the teacher in his teaching role and what is dispensed in terms of teaching music in the course of it is formation. Based on the qualitative methodology of bibliographic and documentary analysis, the work analyzes the data by the coding processes of the Theory Based on the Data. The intention is to correlate the emergent categories to the end of the coding processes of the Curriculum in Movement of the DF - Infant Education Book and Academic Project of the Pedagogy Course of the UnB (PACP), as well as disciplinary committees corresponding to the teaching of music and art. The theoretical reference in Sacristán conducts the research by the field of the Prescribed Curriculum, determining the limitations of the work to the study of the writings. The analytical tools of correlation of the categories part of the theory of the Pedagogical Knowledge of the Content of Shulman. The musical knowledge found through the coding process resulted in the central category of musical sound experiences in both curriculum. The search for additional information about PACP and the discipline of Foundations of Musical Language in Education added to the dissertation an interview with Dr. Patrícia Pederiva. It was pointed out by the analyzes that the pedagogy course of UnB offer in its curriculum disciplines that contemplate musical knowledge that opportune the future teachers to work with the proposal of music that integrates the Curriculum in Movement of the Childhood Education, however, the character of the flow of these disciplines is a complicating factor, because it is optional, so we can see an inconsistency with the legislation, which establishes the compulsory teaching of music in Basic Education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
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