http://repositorio.unb.br/handle/10482/36793
Fichier | Description | Taille | Format | |
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2019_LorenaGonçalvesBrasil.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Análise do desempenho do transporte público responsivo à demanda por meio de simulação multiagente baseada em atividades |
Autre(s) titre(s): | Analysis of performance of public demand responsive transport by multiagent simulation based on activities |
Auteur(s): | Brasil, Lorena Gonçalves |
Orientador(es):: | Gonzales Taco, Pastor Willy |
Assunto:: | Transporte público responsivo à demanda (TPRD) Flexibilização Análise de desempenho Transporte público |
Date de publication: | 4-fév-2020 |
Data de defesa:: | 27-jui-2019 |
Référence bibliographique: | BRASIL, Lorena Gonçalves. Análise do desempenho do transporte público responsivo à demanda por meio de simulação multiagente baseada em atividades. 2019. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | Diante do contexto atual onde a oferta de transporte público é insuficiente, de baixa qualidade e cujos indicadores, que medem algumas características de desempenho do transporte público, possuem baixa pontuação, atraindo menos usuários dia após dia, vê-se a necessidade de buscar novas estratégias de serviços para reabilitar o transporte público no país. Esta pesquisa, portanto, propõe analisar o desempenho do Transporte Público Responsivo à Demanda (TPRD) em cenários com configurações diferentes de oferta, através de uma simulação multiagente que será realizada baseada em atividade. A análise do desempenho do TPRD será feita por meio dos indicadores gerados da simulação e, assim, espera-se encontrar vantagens sobre o transporte convencional, uma vez que, de acordo com a literatura, o TPRD oferece um serviço mais flexível, que otimiza a rede de oferta e visa oferecer um melhor nível de serviço prestado. Para tal, foram estabelecidos três objetivos específicos que incluem: Construir e implementar o modelo inicial de simulação, verificar sua aderência à realidade e simular o TPRD em cenários com diferentes configurações de ofertas de transporte sob demanda. A ferramenta de simulação utilizada foi o software de código livre MATSim, que realizou a simulação, a nível micro, do fluxo de veículos e do comportamento dos agentes. Os indicadores medidos pela simulação subsidiaram as análises dos cenários simulados, tendo obtido bons resultados quando o TPRD foi implementado no modelo inicial, sobretudo com relação à quilometragem produzida, pontuação de score do agente, tempo de viagem e tempo de espera do usuário na origem, evidenciando o potencial que esse serviço possui de ser implementado e melhorar os indicadores de qualidade do sistema de transporte público atual. Embora ainda seja necessário realizar simulações que abranjam as demais atividades diárias dos agentes, essa pesquisa mostra que TPRD possui um bom desempenho com relação a alguns indicadores importantes do transporte público, refletindo em um resultado positivo no sentido de reduzir os veículos individuais das vias e aumentado o uso do transporte púbico por parte da população. |
Abstract: | Given the current context where the public transport supply is insufficient, have low quality and which indicators point out low scores for public transport’s performance, attracting fewer users day after day, there is a need to seek new strategies to restore public transport in the country. The proposal of this research is to analyze the performance of Demand Responsive Transport (DRT) in scenarios with different characteristics of supply through a multiagent simulation that is performed based on activity. The analysis of DRT’s performance was given through the indicators generated in the simulation, and with it, it was possible to find some advantages over conventional transport. According to the literature, DRT provides a more flexible service optimizing the offer of transport and offering a better level of service. In order to achieve these benefits, the research is structured in three main phases parts: At first the construction and implementation of a base model, afterward, it was verified its compatibility with reality, and then, performed a DRT simulation in scenarios with different configurations of on-demand transport offerings. For the simulation the free code software MATSim was used, in which made possible to simulate the flow of vehicles at a micro level, taking into account the activities of the agents. The indicators measured for each simulated scenario returned good results for the implementation of DRT. Gains such as, lower mileage produced, better agent score, shorter travel time and shorter waiting time of the user at origin was observed proving that this service has the potential to be implemented in order to improve the quality indicators of the current public transport system. However, it is still necessary to run simulations covering all the agent’s activities. This research shows that DRT performs well in relation to some important indicators of public transport, reflecting a positive result in reducing individual road vehicles and increasing the use of public transport by the population. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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