Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Brasil, Lorena Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T14:45:13Z | - |
dc.date.available | 2020-02-04T14:45:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Lorena Gonçalves. Análise do desempenho do transporte público responsivo à demanda por meio de simulação multiagente baseada em atividades. 2019. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36793 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante do contexto atual onde a oferta de transporte público é insuficiente, de baixa qualidade
e cujos indicadores, que medem algumas características de desempenho do transporte público,
possuem baixa pontuação, atraindo menos usuários dia após dia, vê-se a necessidade de buscar
novas estratégias de serviços para reabilitar o transporte público no país. Esta pesquisa,
portanto, propõe analisar o desempenho do Transporte Público Responsivo à Demanda (TPRD)
em cenários com configurações diferentes de oferta, através de uma simulação multiagente que
será realizada baseada em atividade. A análise do desempenho do TPRD será feita por meio
dos indicadores gerados da simulação e, assim, espera-se encontrar vantagens sobre o transporte
convencional, uma vez que, de acordo com a literatura, o TPRD oferece um serviço mais
flexível, que otimiza a rede de oferta e visa oferecer um melhor nível de serviço prestado. Para
tal, foram estabelecidos três objetivos específicos que incluem: Construir e implementar o
modelo inicial de simulação, verificar sua aderência à realidade e simular o TPRD em cenários
com diferentes configurações de ofertas de transporte sob demanda. A ferramenta de simulação
utilizada foi o software de código livre MATSim, que realizou a simulação, a nível micro, do
fluxo de veículos e do comportamento dos agentes. Os indicadores medidos pela simulação
subsidiaram as análises dos cenários simulados, tendo obtido bons resultados quando o TPRD
foi implementado no modelo inicial, sobretudo com relação à quilometragem produzida,
pontuação de score do agente, tempo de viagem e tempo de espera do usuário na origem,
evidenciando o potencial que esse serviço possui de ser implementado e melhorar os
indicadores de qualidade do sistema de transporte público atual. Embora ainda seja necessário
realizar simulações que abranjam as demais atividades diárias dos agentes, essa pesquisa mostra
que TPRD possui um bom desempenho com relação a alguns indicadores importantes do
transporte público, refletindo em um resultado positivo no sentido de reduzir os veículos
individuais das vias e aumentado o uso do transporte púbico por parte da população. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do desempenho do transporte público responsivo à demanda por meio de simulação multiagente baseada em atividades | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of performance of public demand responsive transport by multiagent simulation based on activities | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público responsivo à demanda (TPRD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Flexibilização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given the current context where the public transport supply is insufficient, have low quality
and which indicators point out low scores for public transport’s performance, attracting fewer
users day after day, there is a need to seek new strategies to restore public transport in the
country. The proposal of this research is to analyze the performance of Demand Responsive
Transport (DRT) in scenarios with different characteristics of supply through a multiagent
simulation that is performed based on activity. The analysis of DRT’s performance was given
through the indicators generated in the simulation, and with it, it was possible to find some
advantages over conventional transport. According to the literature, DRT provides a more
flexible service optimizing the offer of transport and offering a better level of service. In order
to achieve these benefits, the research is structured in three main phases parts: At first the
construction and implementation of a base model, afterward, it was verified its compatibility
with reality, and then, performed a DRT simulation in scenarios with different configurations
of on-demand transport offerings. For the simulation the free code software MATSim was used,
in which made possible to simulate the flow of vehicles at a micro level, taking into account
the activities of the agents. The indicators measured for each simulated scenario returned good
results for the implementation of DRT. Gains such as, lower mileage produced, better agent
score, shorter travel time and shorter waiting time of the user at origin was observed proving
that this service has the potential to be implemented in order to improve the quality indicators
of the current public transport system. However, it is still necessary to run simulations covering
all the agent’s activities. This research shows that DRT performs well in relation to some
important indicators of public transport, reflecting a positive result in reducing individual road
vehicles and increasing the use of public transport by the population. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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