http://repositorio.unb.br/handle/10482/36602
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_SelecaoLexicalRelacoes.pdf | 431,02 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
ARTIGO_LexicalSelectionSemantic.pdf | 329,03 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Seleção lexical e relações semânticas das co-ocorrências de gênero e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais |
Autre(s) titre(s): | Lexical selection and semantic relations of co-ocurrences of gender and sexuality in "parâmetros curriculares nacionais" |
Auteur(s): | Vieira, Viviane Cristina Gonzalez, Carolina Gonçalves |
metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0003-4148-5414 http://orcid.org/0000-0002-1603-768X |
Assunto:: | Gênero Sexualidade Análise crítica do discurso Seleção lexical Parâmetros Curriculares Nacionais |
Date de publication: | 2019 |
Editeur: | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho |
Référence bibliographique: | VIEIRA, Viviane Cristina; GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Seleção lexical e relações semânticas das co-ocorrências de gênero e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 63, n. 1, p. 153-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000100153. Acesso em: 28 abr. 2020.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ VIEIRA, Viviane Cristina; GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Lexical selection and semantic relations of co-ocurrences of gender and sexuality in "Parâmetros Curriculares Nacionais". Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 63, n. 1, p. 153-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000100153. Acesso em: 28 abr. 2020. |
Résumé: | Serão apresentadas reflexões iniciais da pesquisa de doutorado Identidade de gênero no espaço escolar: possibilidades discursivas para superação da heteronormatividade, de Gonzalez (2017), desenvolvida no âmbito projeto “Corpos e identidades como práticas sociodiscursivas: estudos em Análise de Discurso Crítica”. Cumprindo nosso compromisso científico e político com a explanação crítica, em práticas sociais situadas, dos modos de agir e se relacionar (as inter-ações); construir sistemas de conhecimento (as representações) e, ainda, dos modos de ser e de identificar (as identificações) parcialmente (con)formadores de poderes-saberes-subjetividades em relações de gênero, discutimos aqui um aspecto do complexo processo social em curso que é a construção dos conceitos de “gênero social” e de “sexualidade” nos documentos político-pedagógicos nacionais, especificamente, aqui, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Concluímos que há atores como a família e a escola que são avaliados negativamente assim como a sexualidade e o gênero são tomados como um conceito único e indistinto, possuindo distintas relações com campos semânticos conceituais e co-ocorrências com termos que constroem suas redes semânticas de significados. |
Abstract: | Fulfilling our scientific and political commitment with a critical explanation, in situated social practices, of ways of acting and relating (as inter-actions); systems of knowledge (as representations), as well as ways of identifying and identifying identity (as identifications) in terms of power-knowledge-subjectivities in gender relations, we discuss here an aspect of the complex ongoing social process of construction of the concepts of “social gender” and “sexuality” in national political-pedagogical policies, specifically, here, in the “Parâmetros Curriculares Nacionais”. We conclude that there are social actors such as family and a school who are negatively assessed and sexuality and gender are taken as a unique and indistinct concepts. |
Licença:: | Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. |
DOI: | https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.