Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Vieira, Viviane Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonzalez, Carolina Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T10:32:16Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T10:32:16Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Viviane Cristina; GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Seleção lexical e relações semânticas das co-ocorrências de gênero e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 63, n. 1, p. 153-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000100153. Acesso em: 28 abr. 2020.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Viviane Cristina; GONZALEZ, Carolina Gonçalves. Lexical selection and semantic relations of co-ocurrences of gender and sexuality in "Parâmetros Curriculares Nacionais". Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 63, n. 1, p. 153-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000100153. Acesso em: 28 abr. 2020. | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36602 | - |
dc.description.abstract | Serão apresentadas reflexões iniciais da pesquisa de doutorado Identidade de gênero no espaço escolar: possibilidades discursivas para superação da heteronormatividade, de Gonzalez (2017), desenvolvida no âmbito projeto “Corpos e identidades como práticas sociodiscursivas: estudos em Análise de Discurso Crítica”. Cumprindo nosso compromisso científico e político com a explanação crítica, em práticas sociais situadas, dos modos de agir e se relacionar (as inter-ações); construir sistemas de conhecimento (as representações) e, ainda, dos modos de ser e de identificar (as identificações) parcialmente (con)formadores de poderes-saberes-subjetividades em relações de gênero, discutimos aqui um aspecto do complexo processo social em curso que é a construção dos conceitos de “gênero social” e de “sexualidade” nos documentos político-pedagógicos nacionais, especificamente, aqui, nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Concluímos que há atores como a família e a escola que são avaliados negativamente assim como a sexualidade e o gênero são tomados como um conceito único e indistinto, possuindo distintas relações com campos semânticos conceituais e co-ocorrências com termos que constroem suas redes semânticas de significados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Seleção lexical e relações semânticas das co-ocorrências de gênero e sexualidade nos parâmetros curriculares nacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Lexical selection and semantic relations of co-ocurrences of gender and sexuality in "parâmetros curriculares nacionais" | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise crítica do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Seleção lexical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.rights.license | Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-7 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Fulfilling our scientific and political commitment with a critical explanation, in situated social practices, of ways of acting and relating (as inter-actions); systems of knowledge (as representations), as well as ways of identifying and identifying identity (as identifications) in terms of power-knowledge-subjectivities in gender relations, we discuss here an aspect of the complex ongoing social process of construction of the concepts of “social gender” and “sexuality” in national political-pedagogical policies, specifically, here, in the “Parâmetros Curriculares Nacionais”. We conclude that there are social actors such as family and a school who are negatively assessed and sexuality and gender are taken as a unique and indistinct concepts. | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-4148-5414 | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-1603-768X | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|