http://repositorio.unb.br/handle/10482/36295
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_TrabalhoDocenteVirtual.pdf | 331,62 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais |
Autre(s) titre(s): | Virtual teacher work in professional training of physical education : teacher knowledge and corporal practices Trabajo docente virtual en la formación profesional en educación física: saberes docentes y prácticas corporales |
Auteur(s): | Pasquali, Dennia Rodrigues, Anegleyce Teodoro Lazzarotti Filho, Ari |
Assunto:: | Ensino a distância Docentes Professores de educação física - formação Educação física |
Date de publication: | 2019 |
Editeur: | Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
Référence bibliographique: | PASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020. |
Résumé: | O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos. |
Abstract: | The objective of this research was to understand how the teaching knowledge and the corporal practices were treated pedagogically in a course of Degree in Physical Education, distance education. It is a qualitative-descriptive research that used documentary analysis and semi-structured interviews with teachers. The data were submitted to content analysis by thematic categories: polydocence, teacher knowledge and corporal practices. The conclusions indicated that polydocence was inherent in virtual teaching work; the pedagogical knowledge related to technologies and the media has been incorporated into the teaching knowledge; and the corporal practices, in the distance education, sought to articulate the technical knowledge with the theoretical-scientific ones. |
Resumen: | El objetivo de esta investigación fue comprender cómo los saberes docentes y las prácticas corporales se trataron pedagógicamente en un curso de la licenciatura en educación física, en la modalidad a distancia. Se trata de un enfoque cualitativo-descriptivo que recurrió al análisis documental y a entrevistas semiestructuradas con docentes. Los datos se sometieron al análisis del contenido por categorías temáticas: polidocencia, saberes docentes y prácticas corporales. Las conclusiones indicaron que la polidocencia se mostró como inherente al trabajo docente virtual; los saberes pedagógicos relativos a las tecnologías y los medios se incorporaron a los saberes docentes, y las prácticas corporales, en la modalidad a distancia, buscaron articular los conocimientos técnicos con los teórico-científicos. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Licença:: | Publicado por Elsevier Editora Ltda. em nome de Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons. org/licenses/by-nc-nd/4.0/) |
DOI: | https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.