Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pasquali, Dennia | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Anegleyce Teodoro | pt_BR |
dc.contributor.author | Lazzarotti Filho, Ari | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T10:30:10Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T10:30:10Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais | pt_BR |
dc.title.alternative | Virtual teacher work in professional training of physical education : teacher knowledge and corporal practices | - |
dc.title.alternative | Trabajo docente virtual en la formación profesional en educación física: saberes docentes y prácticas corporales | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação física - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.rights.license | Publicado por Elsevier Editora Ltda. em nome de Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons. org/licenses/by-nc-nd/4.0/) | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this research was to understand how the teaching knowledge and the corporal practices were treated pedagogically in a course of Degree in Physical Education, distance education. It is a qualitative-descriptive research that used documentary analysis and semi-structured interviews with teachers. The data were submitted to content analysis by thematic categories: polydocence, teacher knowledge and corporal practices. The conclusions indicated that polydocence was inherent in virtual teaching work; the pedagogical knowledge related to technologies and the media has been incorporated into the teaching knowledge; and the corporal practices, in the distance education, sought to articulate the technical knowledge with the theoretical-scientific ones. | - |
dc.description.abstract2 | El objetivo de esta investigación fue comprender cómo los saberes docentes y las prácticas corporales se trataron pedagógicamente en un curso de la licenciatura en educación física, en la modalidad a distancia. Se trata de un enfoque cualitativo-descriptivo que recurrió al análisis documental y a entrevistas semiestructuradas con docentes. Los datos se sometieron al análisis del contenido por categorías temáticas: polidocencia, saberes docentes y prácticas corporales. Las conclusiones indicaron que la polidocencia se mostró como inherente al trabajo docente virtual; los saberes pedagógicos relativos a las tecnologías y los medios se incorporaron a los saberes docentes, y las prácticas corporales, en la modalidad a distancia, buscaron articular los conocimientos técnicos con los teórico-científicos. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|