http://repositorio.unb.br/handle/10482/36182
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_JuscelinoFranciscodoNascimento.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Políticas linguísticas para a educação do campo e formação de professores : um percurso da UFPI a Massapê do Piauí |
Autor : | Nascimento, Juscelino Francisco do |
Orientador(es):: | Silva, Kleber Aparecido da |
Coorientador(es):: | Ricardo, Stella Maris Bortoni de Figueiredo |
Assunto:: | Educação do campo Professores - formação Língua portuguesa - estudo e ensino Ensino e aprendizagem Políticas públicas educacionais |
Fecha de publicación : | 21-ene-2020 |
Data de defesa:: | 28-jun-2019 |
Citación : | NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. Políticas linguísticas para a educação do campo e formação de professores: um percurso da UFPI a Massapê do Piauí. 2019. 119 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Esta pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada na cidade de Massapê do Piauí – PI, localizada na região centro-sul do estado, na Região Nordeste. O objetivo geral dela é investigar e analisar, sob perspectiva crítico-reflexiva, as políticas de Educação do Campo empreendidas pelo Ministério de Educação, a partir da LDB/1996, visando, a partir do diálogo com atores participantes da pesquisa não só (re)construir (novos) parâmetros orientadores para o ensino-aprendizagem, mas, também, especialmente, para a formação de professores de Língua Portuguesa e que sejam mais condizentes com as demandas necessárias para a atuação profissional neste contexto específico. Para fundamentar teoricamente este trabalho, respaldei-me em autores que tratam a) da Educação do Campo, como Caldart (2012), Costa (2012), Molina (2004), Molina e Sá (2012), Pires (2012), Ribeiro (2000), entre outros; b) de política/planejamento linguístico, como Calvet (2007), Manher (2013), Hornberger (2006), Oliveira (2011), Rajagopalan (2013), Lagares (2013), entre outros; e c) de questões pedagógicas, com base, especialmente, em Veiga (2007). Quanto à metodologia, a pesquisa foi documental, de campo e de cunho etnográfico, embasada em autores como Angrosino (2009), André (2012), Bortoni-Ricardo (2008), Erickson (1988), Gil (2008), Rockwell (1986), Prodanov e Freitas (2013), Silveira e Córdova (2013). Os dados foram gerados a partir de instrumentos específicos e análise foi feita depois de eu obter o PPC, o PPP e os questionários, respondidos pelas seis participantes/colaboradoras: quatro professoras, a diretora e a secretária da escola. Depois de feitas as análises, cheguei à conclusão de que são necessárias formações continuadas para os professores, incentivo à qualificação, oferta de cursos de pós-graduação, adequações curriculares, flexibilização da carga-horária em sala de aula e, ainda, práticas regulamentadas para afastamento remunerado, para aqueles que forem se aperfeiçoar em alguma área. Com essas medidas, será possível vermos, em curto prazo, melhorias significativas nas escolas, de modo a beneficiar alunos, professores e gestores. |
Abstract: | This research, of a qualitative nature and ethnographic, was carried out in the city of Massapê do Piauí - PI, located in the central-south region of the state, in the Northeast Region. Its general objective is to investigate and analyze, under a criticalreflective perspective, the Field Education policies undertaken by the Ministry of Education, starting from the LDB/1996, aiming, starting from the dialogue with actors participating in the research, (new) guiding parameters for teaching-learning, but also, especially, for the training of Portuguese-speaking teachers, which are more in keeping with the demands necessary for professional action in this specific context. In order to give a theoretical basis for this work, I have supported authors dealing with a) field education, such as Caldart (2012), Costa (2012), Molina (2004), Molina e Sá (2012), Pires 2000), among others; b) policy/linguistic planning, such as Calvet (2007), Manher (2013), Hornberger (2006), Oliveira (2011), Rajagopalan (2013), Lagares (2013), among others; and c) pedagogical issues, based, in particular, on Veiga (2007). As for the methodology, the research was documentary, field and ethnographic, based on authors such as Angrosino (2009), André (2012), Bortoni- Ricardo (2008), Erickson (1988), Gil ), Prodanov and Freitas (2013), Silveira and Córdova (2013). The data were generated from specific instruments and analysis was done after I obtained the PPC, the PPP and the questionnaires, answered by the six participants / collaborators: four teachers, the director and the secretary of the school. After the analysis, I came to the conclusion that there is a need for continued teacher training, encouragement of qualification, provision of postgraduate courses, curricular adaptations, flexibility of the classroom timetable and, also, regulated practices for paid leave, for those who are to improve in some area. With these measures, it will be possible to see, in the short term, significant improvements in schools, in order to benefit students, teachers and managers. |
Résumé: | Cette recherche, de nature qualitative, a suivi une approche ethnographique et a été effectuée dans la ville de Massapê do Piauí - PI, située dans la région centre-sud de l’État, dans la région Nord-Est. Son objectif général est d'étudier et d'analyser, dans une perspective de réflexion critique, les politiques d'éducation sur le terrain entreprises par le ministère de l'Éducation, à partir du LDB/1996, et visant, à partir du dialogue avec les acteurs participant à la recherche, (nouveaux) paramètres directeurs pour l’enseignement-apprentissage, mais aussi, en particulier, pour la formation des enseignants lusophones, qui répondent mieux aux exigences nécessaires à une action professionnelle dans ce contexte spécifique. Afin de donner une base théorique à ce travail, j'ai soutenu des auteurs traitant d'un) enseignement sur le terrain, tels que Caldart (2012), Costa (2012), Molina (2004), Molina e Sá (2012), Pires. 2000), entre autres; b) planification politique/linguistique, comme Calvet (2007), Manher (2013), Hornberger (2006), Oliveira (2011), Rajagopalan (2013), Lagares (2013), entre autres; et c) questions pédagogiques, basées notamment sur Veiga (2007). En ce qui concerne la méthodologie, la recherche était documentaire, de terrain et ethnographique, basée sur des auteurs tels que Angrosino (2009), André (2012), Bortoni-Ricardo (2008), Erickson (1988), Gil. ), Prodanov et Freitas (2013), Silveira et Córdova (2013). Les données ont été générées à partir d'instruments spécifiques et l'analyse a été effectuée après l'obtention du PPC, du PPP et des questionnaires, auxquels ont répondu les six participants / collaborateurs: quatre enseignants, le directeur et le secrétaire de l'école. Après l’analyse, j’ai conclu à la nécessité de poursuivre la formation des enseignants, d’encourager les qualifications, de dispenser des cours de troisième cycle, d’adapter les programmes, de faire preuve de souplesse dans les horaires de classe et de congés payés, pour ceux qui doivent s’améliorer dans certains domaines. Grâce à ces mesures, il sera possible de voir, à court terme, des améliorations significatives dans les écoles, afin de bénéficier aux étudiants, aux enseignants et aux gestionnaires. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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