Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kleber Aparecido da | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Juscelino Francisco do | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T21:17:29Z | - |
dc.date.available | 2020-01-21T21:17:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-21 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. Políticas linguísticas para a educação do campo e formação de professores: um percurso da UFPI a Massapê do Piauí. 2019. 119 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36182 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho etnográfico, foi realizada na
cidade de Massapê do Piauí – PI, localizada na região centro-sul do estado, na
Região Nordeste. O objetivo geral dela é investigar e analisar, sob perspectiva
crítico-reflexiva, as políticas de Educação do Campo empreendidas pelo Ministério
de Educação, a partir da LDB/1996, visando, a partir do diálogo com atores
participantes da pesquisa não só (re)construir (novos) parâmetros orientadores para
o ensino-aprendizagem, mas, também, especialmente, para a formação de
professores de Língua Portuguesa e que sejam mais condizentes com as demandas
necessárias para a atuação profissional neste contexto específico. Para fundamentar
teoricamente este trabalho, respaldei-me em autores que tratam a) da Educação do
Campo, como Caldart (2012), Costa (2012), Molina (2004), Molina e Sá (2012), Pires
(2012), Ribeiro (2000), entre outros; b) de política/planejamento linguístico, como
Calvet (2007), Manher (2013), Hornberger (2006), Oliveira (2011), Rajagopalan
(2013), Lagares (2013), entre outros; e c) de questões pedagógicas, com base,
especialmente, em Veiga (2007). Quanto à metodologia, a pesquisa foi documental,
de campo e de cunho etnográfico, embasada em autores como Angrosino (2009),
André (2012), Bortoni-Ricardo (2008), Erickson (1988), Gil (2008), Rockwell (1986),
Prodanov e Freitas (2013), Silveira e Córdova (2013). Os dados foram gerados a
partir de instrumentos específicos e análise foi feita depois de eu obter o PPC, o
PPP e os questionários, respondidos pelas seis participantes/colaboradoras: quatro
professoras, a diretora e a secretária da escola. Depois de feitas as análises,
cheguei à conclusão de que são necessárias formações continuadas para os
professores, incentivo à qualificação, oferta de cursos de pós-graduação,
adequações curriculares, flexibilização da carga-horária em sala de aula e, ainda,
práticas regulamentadas para afastamento remunerado, para aqueles que forem se
aperfeiçoar em alguma área. Com essas medidas, será possível vermos, em curto
prazo, melhorias significativas nas escolas, de modo a beneficiar alunos,
professores e gestores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Políticas linguísticas para a educação do campo e formação de professores : um percurso da UFPI a Massapê do Piauí | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ricardo, Stella Maris Bortoni de Figueiredo | - |
dc.description.abstract1 | This research, of a qualitative nature and ethnographic, was carried out in the city of
Massapê do Piauí - PI, located in the central-south region of the state, in the
Northeast Region. Its general objective is to investigate and analyze, under a criticalreflective
perspective, the Field Education policies undertaken by the Ministry of
Education, starting from the LDB/1996, aiming, starting from the dialogue with actors
participating in the research, (new) guiding parameters for teaching-learning, but
also, especially, for the training of Portuguese-speaking teachers, which are more in
keeping with the demands necessary for professional action in this specific context.
In order to give a theoretical basis for this work, I have supported authors dealing
with a) field education, such as Caldart (2012), Costa (2012), Molina (2004), Molina e
Sá (2012), Pires 2000), among others; b) policy/linguistic planning, such as Calvet
(2007), Manher (2013), Hornberger (2006), Oliveira (2011), Rajagopalan (2013),
Lagares (2013), among others; and c) pedagogical issues, based, in particular, on
Veiga (2007). As for the methodology, the research was documentary, field and
ethnographic, based on authors such as Angrosino (2009), André (2012), Bortoni-
Ricardo (2008), Erickson (1988), Gil ), Prodanov and Freitas (2013), Silveira and
Córdova (2013). The data were generated from specific instruments and analysis
was done after I obtained the PPC, the PPP and the questionnaires, answered by the
six participants / collaborators: four teachers, the director and the secretary of the
school. After the analysis, I came to the conclusion that there is a need for continued
teacher training, encouragement of qualification, provision of postgraduate courses,
curricular adaptations, flexibility of the classroom timetable and, also, regulated
practices for paid leave, for those who are to improve in some area. With these
measures, it will be possible to see, in the short term, significant improvements in
schools, in order to benefit students, teachers and managers. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette recherche, de nature qualitative, a suivi une approche ethnographique et a été
effectuée dans la ville de Massapê do Piauí - PI, située dans la région centre-sud de
l’État, dans la région Nord-Est. Son objectif général est d'étudier et d'analyser, dans
une perspective de réflexion critique, les politiques d'éducation sur le terrain
entreprises par le ministère de l'Éducation, à partir du LDB/1996, et visant, à partir du
dialogue avec les acteurs participant à la recherche, (nouveaux) paramètres
directeurs pour l’enseignement-apprentissage, mais aussi, en particulier, pour la
formation des enseignants lusophones, qui répondent mieux aux exigences
nécessaires à une action professionnelle dans ce contexte spécifique. Afin de donner
une base théorique à ce travail, j'ai soutenu des auteurs traitant d'un) enseignement
sur le terrain, tels que Caldart (2012), Costa (2012), Molina (2004), Molina e Sá
(2012), Pires. 2000), entre autres; b) planification politique/linguistique, comme
Calvet (2007), Manher (2013), Hornberger (2006), Oliveira (2011), Rajagopalan
(2013), Lagares (2013), entre autres; et c) questions pédagogiques, basées
notamment sur Veiga (2007). En ce qui concerne la méthodologie, la recherche était
documentaire, de terrain et ethnographique, basée sur des auteurs tels que
Angrosino (2009), André (2012), Bortoni-Ricardo (2008), Erickson (1988), Gil. ),
Prodanov et Freitas (2013), Silveira et Córdova (2013). Les données ont été
générées à partir d'instruments spécifiques et l'analyse a été effectuée après
l'obtention du PPC, du PPP et des questionnaires, auxquels ont répondu les six
participants / collaborateurs: quatre enseignants, le directeur et le secrétaire de
l'école. Après l’analyse, j’ai conclu à la nécessité de poursuivre la formation des
enseignants, d’encourager les qualifications, de dispenser des cours de troisième
cycle, d’adapter les programmes, de faire preuve de souplesse dans les horaires de
classe et de congés payés, pour ceux qui doivent s’améliorer dans certains
domaines. Grâce à ces mesures, il sera possible de voir, à court terme, des
améliorations significatives dans les écoles, afin de bénéficier aux étudiants, aux
enseignants et aux gestionnaires. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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