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Título : Estudo sobre o processo histórico do mercado orgânico de Brasília : o modelo de gestão da COOPERORG
Autor : Negrão, Brenda Guimarães
Orientador(es):: Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto:: Mercado de orgânicos
Alimentos orgânicos
Cooperativas agrícolas
Distrito Federal (Brasil)
Produtores orgânicos
Fecha de publicación : 8-nov-2019
Citación : NEGRÃO, Brenda Guimarães. Estudo sobre o processo histórico do mercado orgânico de Brasília: o modelo de gestão da COOPERORG. 2019. 82 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : O objetivo desse trabalho foi descrever os principais aspectos relativos ao processo histórico da criação da Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília-COOPERORG, bem como analisar as estretégias de gestão, identificando avanços e desafios para a consolidação do segmento de orgânicos do Distrito Federal. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória, com uso da abordagem qualitativa. Entrevistas semiestruturadas foram aplicadas aos dirigentes e uma amostra de cooperados da referida organização e as informações coletadas foram submetidas a análise de conteúdo e de SWOT. Os resultados permitem inferir que o segmento de orgânicos vem crescendo no Distrito Federal graças à atuação de pequenos grupos de agricultores que em conjunto viabilizaram a criação de Associações, sendo que uma delas resultou na criação do Mercado Orgânico e da primeira cooperativa de produtores orgânicos de Brasília – COOPERORG. Os resultados obtidos indicam que a falta de informação dos cooperados sobre conceitos básicos do cooperativismo afetam a gestão e o desenvolvimento da própria cooperativa. A adesão dos cooperados aos princípios cooperativistas é um ponto crítico do modelo de gestão da cooperativa. A COOPERORG, por meio de uma gestão integrada e comprometida, poderá potencializar o desenvolvimento do segmento de orgânicos no Distrito Federal.
Abstract: The objective of this work was to describe the main aspects related to the historical process of the creation of the Cooperative of Producers of the Organic Market of Brasília-COOPERORG, as well as to analyze the management strategies, identifying advances and challenges for the consolidation of the organic segment of the Federal District. For that, a case study, exploratory in nature, was carried out using the qualitative approach. Semi-structured interviews were applied to the managers and a sample of cooperatives of the mentioned organization and the information collected were submitted to content analysis and SWOT. The results allow us to infer that the organic segment has been growing in the Federal District thanks to the actions of small groups of farmers that jointly enabled the creation of Associations, one of which resulted in the creation of the Organic Market and the first cooperative of organic producers in Brasília - COOPERORG. The results indicate that the lack of information of the cooperative about basic concepts of cooperativism affects the management and development of the cooperative itself. The adhesion of the cooperative to the cooperativism principles is a critical point of the management model of COOPERORG. COOPERORG, through an integrated and committed management, could potentiate the development of the organic segment in the Federal District.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
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Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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