http://repositorio.unb.br/handle/10482/35667
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_RodolfoAugustoMeloWarddeOliveira.pdf | 4,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Percurso de artista : da fotografia documental à artística |
Autor : | Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de |
Orientador(es):: | Venturelli, Suzete |
Assunto:: | Fotografia documentária Fotografia artística Documentos fotográficos Artes visuais |
Fecha de publicación : | 24-oct-2019 |
Data de defesa:: | 29-mar-2019 |
Citación : | WARD, Rodolfo. Percurso de artista: da fotografia documental à artística. 2019. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Esta dissertação de mestrado tem como objeto compreender, por meio de estudo teórico/prático, as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noção de real e ficcional, documental e artístico, traçando uma linha temporal entre passado e presente, desconstruindo historicamente a relação do dispositivo fotográfico na modernidade e sua transmutação na pós-modernidade. O trabalho pretende criar um paralelo entre esses dois tipos de fotografia demonstrando que sua transmutação está intrinsecamente ligada aos avanços tecnológicos, políticos, econômicos, artísticos e culturais ao criar e validar, por meio de imagens, novas realidades, novas formas de controle e dominação que hoje, na sociedade em redes, têm sido utilizadas em larga escala pelo sistema neoliberalista, inaugurando a nova fase do capitalismo, o psicocapitalismo. Esta pesquisa propõe uma adaptação do conceito de “Deriva” aliado a “Teoria do Jogo” como processo metodológico para criação teórica e artística no campo das humanidades e das ciências sociais. São utilizados como base as disciplinas de artes, artes visuais, ciência política, antropologia e comunicação social. |
Abstract: | This master's thesis aims to understand, through theoretical / practical study, the frictions between documentary photography and artistic photography and how these issues intertwine with the notion of real and fictional, documentary and artistic, drawing a time line between past and present, historically deconstructing the relationship of the photographic device to modernity and its transmutation into postmodernity. The work intends to create a parallel between these two types of photography, demonstrating that its transmutation is intrinsically linked to technological, political, economic, artistic and cultural advances in creating and validating, through images, new realities, new forms of control and domination that today, in society in networks, have been used on a large scale by the neoliberalist system, inaugurating the new phase of capitalism, psycho-capitalism. This research proposes an adaptation of the concept of "Derivative" allied to "game theory" as a methodological process for theoretical and artistic creation in the field of humanities and social sciences. The disciplines of arts, visual arts, political science, anthropology and social communication are used as a base. |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.