Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35667
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RodolfoAugustoMeloWarddeOliveira.pdf4,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVenturelli, Suzete-
dc.contributor.authorOliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de-
dc.date.accessioned2019-10-24T17:44:48Z-
dc.date.available2019-10-24T17:44:48Z-
dc.date.issued2019-10-24-
dc.date.submitted2019-03-29-
dc.identifier.citationWARD, Rodolfo. Percurso de artista: da fotografia documental à artística. 2019. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35667-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objeto compreender, por meio de estudo teórico/prático, as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noção de real e ficcional, documental e artístico, traçando uma linha temporal entre passado e presente, desconstruindo historicamente a relação do dispositivo fotográfico na modernidade e sua transmutação na pós-modernidade. O trabalho pretende criar um paralelo entre esses dois tipos de fotografia demonstrando que sua transmutação está intrinsecamente ligada aos avanços tecnológicos, políticos, econômicos, artísticos e culturais ao criar e validar, por meio de imagens, novas realidades, novas formas de controle e dominação que hoje, na sociedade em redes, têm sido utilizadas em larga escala pelo sistema neoliberalista, inaugurando a nova fase do capitalismo, o psicocapitalismo. Esta pesquisa propõe uma adaptação do conceito de “Deriva” aliado a “Teoria do Jogo” como processo metodológico para criação teórica e artística no campo das humanidades e das ciências sociais. São utilizados como base as disciplinas de artes, artes visuais, ciência política, antropologia e comunicação social.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercurso de artista : da fotografia documental à artísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFotografia documentáriapt_BR
dc.subject.keywordFotografia artísticapt_BR
dc.subject.keywordDocumentos fotográficospt_BR
dc.subject.keywordArtes visuaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This master's thesis aims to understand, through theoretical / practical study, the frictions between documentary photography and artistic photography and how these issues intertwine with the notion of real and fictional, documentary and artistic, drawing a time line between past and present, historically deconstructing the relationship of the photographic device to modernity and its transmutation into postmodernity. The work intends to create a parallel between these two types of photography, demonstrating that its transmutation is intrinsically linked to technological, political, economic, artistic and cultural advances in creating and validating, through images, new realities, new forms of control and domination that today, in society in networks, have been used on a large scale by the neoliberalist system, inaugurating the new phase of capitalism, psycho-capitalism. This research proposes an adaptation of the concept of "Derivative" allied to "game theory" as a methodological process for theoretical and artistic creation in the field of humanities and social sciences. The disciplines of arts, visual arts, political science, anthropology and social communication are used as a base.pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.