Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/35617
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_EdvaldoVieiraFariaJunior.pdf5,97 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Nanociência no Ensino Médio : potencialidades da educação CTS
Autre(s) titre(s): Nanoscience in High School : potential of CTS education
Auteur(s): Faria Junior, Edvaldo Vieira
Orientador(es):: Strieder, Roseline Beatriz
Assunto:: Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Nanociência
Nanotecnologia
Date de publication: 17-oct-2019
Référence bibliographique: FARIA JUNIOR, Edvaldo Vieira. Nanociência no Ensino Médio: potencialidades da educação CTS. 2019. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O presente trabalho centrou-se na elaboração e implementação de uma proposta didática sobre Nanociência e Nanotecnologia inscrita na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade, com vistas à promoção da participação pública. Esta proposta foi desenvolvida junto a alunos(as) de Ensino Médio de uma escola pública de Aparecida de Goiânia e envolveu discussões sobre o tema em questão, em especial: conceitos físicos, aplicações, desenvolvimento, riscos, impactos, incertezas, regulação e legislação. Além disso, ao final do processo, foi realizada uma ação de socialização dos conhecimentos construídos pelos alunos(as), por meio de uma exposição de banners no pátio da escola. Análises e reflexões sobre a implementação da proposta indicam que ela contribuiu para o desenvolvimento de percepções e questionamentos relacionados ao tema em questão.
Abstract: The present work was centered in the development and implementation of an educational proposal about Nanoscience and Nanotechnology registered in the STS (Science, Technology, Society) perspective, with sights to the promotion of the public participation. This proposal was developed together with pupils those of Secondary Education of a public school of Aparecida de Goiânia and it in- volved discussions on the theme open to guestion, in special: physical con- cepts, applications, development, risks, impacts, uncertainties, regulation and legislation. Besides, to the end of the process, there was carried out an action of socialization of the knowledges built by the pupils, through an exhibition of banners in the schoolyard. Analyses and reflections on the implementation of the proposal indicate that it contributed to the development of insights and questions related to the theme in question.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35617/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.