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Título: Intenção de rotatividade, motivação e identificação organizacional : um estudo em uma organização militar das Forças Armadas
Autor(es): Santana, Paula Coutinho
Orientador(es): Rocha Neto, João Mendes da
Assunto: Forças armadas - Brasil
Identificação
Militares - rotatividade
Rotatividade de pessoal
Data de publicação: 16-Set-2019
Referência: SANTANA, Paula Coutinho. Intenção de rotatividade, motivação e identificação organizacional: um estudo em uma organização militar das Forças Armadas. 2019. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem por objetivo verificar a predição da motivação e da identificação organizacional por imitação em relação à intenção de rotatividade de militares das Forças Armadas. Os objetivos específicos da pesquisa são: (i) descrever a motivação de militares, (ii) descrever a identificação organizacional de militares, (iii) identificar a intenção de rotatividade de militares e (iv) analisar se a motivação e a identificação organizacional explicarão a intenção de rotatividade. Para a realização do estudo, foi feita a coleta de dados através da aplicação de questionários. Já na análise dos dados, foram utilizadas análises estatísticas, tanto descritivas quanto inferenciais, sendo estas últimas fundamentadas na análise fatorial, teste de correlação, regressão linear múltipla e Teste t. A amostra final foi composta por 388 militares da área finalística e de apoio de uma instituição das Forças Armadas. Os resultados mostraram que a motivação não mostrou relação significativa com a intenção de rotatividade, tendo sido apenas a identificação organizacional confirmada como variável preditora.
Abstract: This study aims to verify if the motivation and the organizational identification are predictive variables of the turnover intention in the career of military. The specific objectives of the research are: (i) to describe the motivation of military; (ii) to describe the organizational identification of military; (iii) to identify the intention of turnover of military; and (iv) to analyze whether motivation and organizational identification will explain the turnover intention. For the accomplishment of the study, the data was collected through the application of questionnaire. Finally, statistical analysis, both descriptive and inferential, will be used to analyze the data, the latter being based on the factor analysis, correlation, multiple linear regression and Teste t. The final sample consisted of 388 military personnel from the finalist and support area from an institution of the Armed Forces. The results showed that the motivation did not show a significant relationship with the intention of rotation, and only the organizational identification was confirmed as a predictive variable.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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