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Titre: A tripartição da máscara de Sócrates e os exercícios espirituais em Pierre Hadot
Auteur(s): Carvalho, Patrick Martins de
Orientador(es):: Oliveira, Loraine de Fátima
Assunto:: Sócrates - crítica e interpretação
Hadot, Pierre, 1922-2010 - crítica e interpretação
Platão - crítica e interpretação
Exercícios espirituais
Date de publication: 26-jui-2019
Référence bibliographique: CARVALHO, Patrick Martins de. A tripartição da máscara de Sócrates e os exercícios espirituais em Pierre Hadot. 2018. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: A presente dissertação almeja examinar a figura Socrática, tal como foi definida por Pierre Hadot em seu Elogio de Sócrates. A figura do filósofo em questão é aquela delineada no Banquete de Platão. Na obra, Sócrates é representado como uma figura dissimulada que se oculta por meio de máscaras que compõem o próprio tecido narrativo da obra platônica. Para Hadot, Sócrates se reveste de três máscaras distintas: a máscara de Sileno, de Eros e de Dioniso. Por intermédio da análise dessas máscaras, discutem-se os desafios de se compreender a figura atópica de Sócrates, o modo como se articula a sua ironia discursiva e a sua ironia amorosa. Além disso, este trabalho busca traçar um paralelo entre a tese de Pierre Hadot dos exercícios espirituais da filosofia antiga e a figura de Sócrates. Na segunda parte do trabalho, dois exercícios se destacam: o aprender a morrer e o aprender a viver. Ambos os exercícios são basilares para se compreender Sócrates, o filósofo que foi, em vida e em morte, uma figura fundamental para a compreensão da filosofia como uma cura para a alma.
Abstract: The present thesis aims to examine the Socratic figure, as defined by Pierre Hadot in his Praise of Socrates. The figure of the philosopher in question is that outlined in Plato's the Symposium. In the work, Socrates is represented as a disguised figure that is hidden through masks that make up the very narrative fabric of the Platonic work. For Hadot, Socrates wears three different masks: the mask of Silenus, Eros and Dionysus. Through the analysis of these masks, we discuss the challenges of understanding the atopic figure of Socrates, how his discursive irony and his amorous irony are articulated. In addition, this work seeks to draw a parallel between Pierre Hadot's thesis of the spiritual exercises of ancient philosophy and the figure of Socrates. In the second part of the work, two exercises stand out: learning to die and learning to live. Both exercises are basic to understand Socrates, the philosopher who was, in life and death, an essential figure for the understanding of philosophy as a cure for the soul.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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