http://repositorio.unb.br/handle/10482/35052
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2018_AugustoGarciaGonçalves.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako |
Auteur(s): | Gonçalves, Augusto Garcia |
Orientador(es):: | Chacon, Thiago Costa |
Coorientador(es):: | Sousa, Rosineide Magalhães de |
Assunto:: | Sociolinguística Educação escolar indígena Educação indígena Letramento Alfabetização |
Date de publication: | 12-jui-2019 |
Data de defesa:: | 19-déc-2018 |
Référence bibliographique: | GONÇALVES, Augusto Garcia. Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako. 2018. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os Baniwa e Coripako, etnias indígenas que falam línguas da família linguística Aruák, habitantes do noroeste do Estado Amazonas, na Terra Indígena do Alto Rio Negro. O povo vive em áreas limítrofes entre o Brasil, a Colômbia e a Venezuela, margeando os rios: Içana (Brasil), Cuiari e Guainía (Colômbia) e Orinoco (Venezuela). Os Baniwa ocupam toda a bacia do rio Içana e seus afluentes, distribuídos em 96 comunidades ribeirinhas. Também estão presentes nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, do lado brasileiro. Do lado da Venezuela e Colômbia, estão na região dos rios Inírida e Guainía, alcançando uma população aproximadamente de 18.000 pessoas (Relatório OIBI, 2016). O objetivo desta pesquisa é investigar e analisar a situação sociolinguística e educacional do povo Baniwa e Coripako, considerando o período inicial de escolarização e os processos de alfabetização e letramento desse período. O arcabouço teórico e metodológico se configuram como (quanti)qualitativa (RICHARDSON, 1999; GUNTER, 2009; ALMEIDA, 2015). A metodologia parte dos princípios das pesquisas do tipo etnográfico (ERICKSON, 1984, 1988; SOUSA, 2006). As estratégias principais foram aplicação de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas. Por sua essência investigativa, foram amplamente utilizados os procedimentos das pesquisas bibliográfica e documental. A fundamentação teórica utiliza-se de uma ampla frente de categorias que se complementam, como: a Sociolinguística (BORTONI-RICARDO, 2005, 2008, 2014, SOUSA, 2006, ALMEIDA, 2015, CAVALIERE, 2014); Educação Indígena e Educação Escolar Indígena (MELIÁ, 1979, LOPES DA SILVA, 2001, MARÉS, 2002, MAHER, 2006, GRUPIONI, 2009. DINIZ, 2011, RELATÓRIO I CONFERENCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA RIO IÇANA, 2016); Alfabetização e Letramento (SOARES, 2007, 2012, 2013, ROJO, 2009, STREET, 1995, 2003, 2017, 2014, HEATH, 1982, GRIZZI E SILVA, 1981, LADEIRA, 1981, SOUZA, 2004, RECNEI, 1998, ALMEIDA, 2015, MENDES, 2017, MAHER, 2007, CARVALHO, 2007, FRADE, 2007, BRAGGIO, 1992). Com os resultados da pesquisa acreditamos que esta possa contribuir para o fortalecimento das línguas indígenas, ao processo de letramento inicial das crianças indígena Baniwa e Coripako. Finalmente, a pesquisa acena com a necessidade de se realizar estudos de alfabetização e letramento dos Baniwa e Coripako, a partir das contribuições da Sociolinguística. |
Abstract: | This thesis presents the results of a research carried out with the Baniwa and Coripako, indigenous ethnic groups who speak languages of the Aruák linguistic family, inhabitants of the northwest of the Amazonas state, in the Indigenous Land of the Upper Rio Negro. The people live in bordering areas between Brazil, Colombia and Venezuela, bordering the rivers Içana (Brazil), Cuiari and Guainía (Colombia) and Orinoco (Venezuela). The Baniwa occupy the entire basin of the Içana River and its tributaries, distributed in 96 riverine communities. They are also present in the municipalities of São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro and Barcelos, on the Brazilian side. On the Venezuelan and Colombian side, they are located in the region of the rivers Inírida and Guainía, reaching a population of approximately 18,000 people (OIBI Report, 2016). The goal of this research is to investigate and analyze the sociolinguistic and educational situation of the Baniwa and Koripako people, considering the initial period of schooling and literacy processes of that period. The theoretical and methodological framework are configured as quali-quantitative (RICHARDSON, 1999; GUNTER, 2009; ALMEIDA, 2015). The methodology is based on the principles of ethnographic research (ERICKSON, 1984, 1988, SOUSA, 2006). The main strategies were the application of questionnaires and semi-structured interviews. Bibliographic and documentary research procedures were also widely used. The theoretical foundations are based on a broad spectrum of categories that complement each other, such as: Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2005, 2008, 2014, SOUSA, 2006, ALMEIDA, 2015, CAVALIERE, 2014); Indigenous Education and Indigenous School Education (MELIÁ, 1979, LOPES DA SILVA, 2001, MARÉS, 2002, MAHER, 2006, GRUPIONI, 2009, DINIZ, 2011, REPORT I CONFERENCE ON INDIAN SCHOOL EDUCATION RIO IÇANA, 2016); Literacy (SOARES, 2007, 2012, 2013, ROJO, 2009, STREET, 1995, 2003, 2017, 2014, HEATH, 1982, GRIZZI AND SILVA, 1981, LADEIRA, 1981, SOUZA, 2004, RECNEI, 1998, ALMEIDA, 2015, MENDES, 2017, MAHER, 2007, CARVALHO, 2007, FRADE, 2007, BRAGGIO, 1992). We believe that the results of this research can contribute to strengthening indigenous languages and to help improving the initial literacy process of Baniwa and Coripako indigenous children. Finally, the research stresses the need to carry out literacy and lschooling studies of the Baniwa and Coripako based on the contributions of sociolinguistics. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018. |
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Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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