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Título: Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio
Autor(es): Nascimento, Tatiana Trindade Gomes
Orientador(es): Costa, Clarice da Silva
Assunto: Teatro - educação
Arte - estudo e ensino
Artes cênicas - estudo e ensino
História do teatro
Data de publicação: 6-Mar-2019
Referência: Nascimento,Tatiana Trindade Gomes. Adolescentes espectadores: um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio. 2018. 91 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a sistematização de uma metodologia de ensino de Artes Cênicas partindo-se do estudo de autores como Johann Friedrich Herbart, Jonh Dewey, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Edgar Morin e Rene Barbier, no que concerne às teorizações sobre o ensino em sentido lato; e Viola Spolin, Peter Slade, Augusto Boal e Flávio Desgranges, relativamente às metodologias do ensino de Teatro. A consecução do objetivo de sistematização de uma metodologia de ensino de Artes Cênicas ─ mais especificamente o ensino de conteúdos da História do Teatro ─ foi subsidiada por uma pesquisa de campo desenvolvida com estudantes do terceiro ano do ensino médio candidatos a vagas na Universidade de Brasília por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS). A metodologia sistematizada nesse trabalho é, portanto, perpassada pelos conteúdos da História do Teatro presentes na matriz de referência desse exame para a referida série, entre eles: Simbolismo, Expressionismo e Surrealismo. Esta pesquisa utilizou-se de instrumentos da pesquisa qualitativa, tais como a Pesquisa Narrativa e da Escuta Sensível, na primeira foi elencado estudantes do terceiro ano do ensino médio como coparticipantes, a fim de que, a partir de seus relatos sobre as impressões das aulas, e na segunda em que se busca compreender as narrativas dos alunos sem um julgamento do professor para que pudesse ser feita uma síntese que culminasse na sistematização de uma metodologia.
Abstract: The present work aims to systematize a teaching methodology on Performing Arts starting from a study of authors like Herbart, Dewey, Vygotsky, Paulo Freire, Edgar Morin e Rene Barbier, with regard to theorizations about teaching in a general sense; and Viola Spolin, Peter Slade, Augusto Boal e Desgranges, with regard to teaching methodologies on Performing Arts, in particular. The persecution of this aim ─ the systematization of teaching methodology, specifically the teaching of Theater History contents ─ was subsidized by a research developed with students of the third year of the high school, which are applicants to Universidade de Brasília throughout Programa de Avaliação Seriada (PAS). The methodology systematized in this work is permeated by the Theater History contents included on the reference matrix of the exam, among them: Symbolism, Expressionism, and Surrealism. This research has used qualitative research tools, like Narrative Research ─ which has set third-grade students from the high school as co-participants. Starting from the reports about their impressions of the classes a systematization has been made ─ and Sensitive Listening, by which the teacher seeks to comprehend students narratives with no judgments.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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