Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Clarice da Silva | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Tatiana Trindade Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-06T20:34:53Z | - |
dc.date.available | 2019-03-06T20:34:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-16 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento,Tatiana Trindade Gomes. Adolescentes espectadores: um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio. 2018. 91 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34101 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo a sistematização de uma metodologia de
ensino de Artes Cênicas partindo-se do estudo de autores como Johann Friedrich
Herbart, Jonh Dewey, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Edgar Morin e Rene Barbier, no
que concerne às teorizações sobre o ensino em sentido lato; e Viola Spolin, Peter
Slade, Augusto Boal e Flávio Desgranges, relativamente às metodologias do ensino
de Teatro. A consecução do objetivo de sistematização de uma metodologia de ensino
de Artes Cênicas ─ mais especificamente o ensino de conteúdos da História do Teatro
─ foi subsidiada por uma pesquisa de campo desenvolvida com estudantes do terceiro
ano do ensino médio candidatos a vagas na Universidade de Brasília por meio do
Programa de Avaliação Seriada (PAS). A metodologia sistematizada nesse trabalho
é, portanto, perpassada pelos conteúdos da História do Teatro presentes na matriz de
referência desse exame para a referida série, entre eles: Simbolismo, Expressionismo
e Surrealismo. Esta pesquisa utilizou-se de instrumentos da pesquisa qualitativa, tais
como a Pesquisa Narrativa e da Escuta Sensível, na primeira foi elencado estudantes
do terceiro ano do ensino médio como coparticipantes, a fim de que, a partir de seus
relatos sobre as impressões das aulas, e na segunda em que se busca compreender
as narrativas dos alunos sem um julgamento do professor para que pudesse ser feita
uma síntese que culminasse na sistematização de uma metodologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adolescentes espectadores : um olhar teatral sobre o aluno do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | História do teatro | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to systematize a teaching methodology on Performing Arts
starting from a study of authors like Herbart, Dewey, Vygotsky, Paulo Freire, Edgar
Morin e Rene Barbier, with regard to theorizations about teaching in a general sense;
and Viola Spolin, Peter Slade, Augusto Boal e Desgranges, with regard to teaching
methodologies on Performing Arts, in particular. The persecution of this aim ─ the
systematization of teaching methodology, specifically the teaching of Theater History
contents ─ was subsidized by a research developed with students of the third year of
the high school, which are applicants to Universidade de Brasília throughout Programa
de Avaliação Seriada (PAS). The methodology systematized in this work is permeated
by the Theater History contents included on the reference matrix of the exam, among
them: Symbolism, Expressionism, and Surrealism. This research has used qualitative
research tools, like Narrative Research ─ which has set third-grade students from the
high school as co-participants. Starting from the reports about their impressions of the
classes a systematization has been made ─ and Sensitive Listening, by which the
teacher seeks to comprehend students narratives with no judgments. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|