http://repositorio.unb.br/handle/10482/3373
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_AlessandroGuimaraesPereira.pdf | 10,86 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Arquitetura escolar : notas comparativas sobre projetos em São Paulo e Brasília |
Auteur(s): | Pereira, Alessandro Guimarães |
Orientador(es):: | Carpintero, Antônio Carlos Cabral |
Assunto:: | Arquitetura escolar Teixeira, Anísio, 1900-1971 - crítica e interpretação |
Date de publication: | 21-jan-2010 |
Data de defesa:: | 2007 |
Référence bibliographique: | PEREIRA, Alessandro Guimarães. Arquitetura escolar: notas comparativas sobre projetos em São Paulo e Brasília. 2007. 158 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Résumé: | Esta dissertação é resultado de um estudo comparativo da arquitetura escolar de dois centros educacionais, localizados nas cidades de São Paulo (Grupo Escolar de Nova Utinga) e Brasília (Centro Educacional de Brasília). A análise destas escolas abrange as influências exercidas pelo educador Anísio Teixeira sobre os arquitetos envolvidos com os projetos dos edifícios escolares. O estudo indica como o conceito de "escola progressiva", elaborado pelo educador, foi aplicado nos centros educacionais aqui estudados e, ainda, qual a importância de outras duas experiências em arquitetura escolar, a saber, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador, e das escolas do período do Convênio Escolar, em São Paulo, para os projetos aqui estudados. Nestes aspectos comparativos foram consideradas também as influências arquitetônicas exercidas pelas chamadas "escola carioca" e "escola paulista" de arquitetura. Assim, a pesquisa verifica como propostas pedagógicas podem colaborar para a projeto arquitetônico de edifícios escolares e, ao mesmo tempo, qual a contribuição do espaço construído para o aprendizado da criança e suas relações com seu desenvolvimento social. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation is resulted of a architectural comparative study between two educational centers, located in São Paulo ("GrupoEscolar Nova Utinga") and Brasília ("Centro Educacional de Brasília"). The analysis of these schools encloses the influences exerted for Anísio Teixeira, a brazilian educator, on the architects that designed the two one. The study it indicates as the concept of "gradual school", elaborated by the educator, was applied in the educational centers studied and the importance of two others experiences on schoofs architecture, that are important for us: the "Centro Educacional Carneiro Ribeiro", in Salvador, and many schools of the "Scholar Accord" (1949-1954), in São Paulo. In these comparative aspects, we studied too the brazilian modern architecture and the importance of the "carioca" meaning (from Rio de Janeiro) and "paulista" meaning (from São Paulo). Thus, the research veriíies how pedagogical proposals can collaborate for the scholar architecture and, at the same time, what is the contribution of the space constructed for the childrens learning and its relations about social development of them. _______________________________________________________________________________ RESUMEN Esta disertación se resulta de un estúdio comparativo de Ia arquitectura de cios centros educativos, ubicados en Ias ciudades de São Paulo ("Grupo Escolar de Nova Utinga") y de Brasília ("Centro Educacional de Brasília"). El análisis de estas escuelas incluye Ias influencias ejercidas por ei educador Teixeira de Anísio en los arquitectos implicados con los proyectos de los edifícios escolares. El estúdio indica como ei concepto de "escuela progresiva", elaborado por ei educador, fue aplicado en los centros educativos estudiados y, además, cual es Ia importância de otras dos experiências referente a arquitectura escolar, a saber, dei "Centro Educacional Carneiro Ribeiro", en Salvador de Bahia, y de Ias escuelas dei período referente ai "Convênio Escolar", en São Paulo, para los proyectos estudiados aqui. En los aspectos comparativos fueran también consideradas Ias influencias arquitectónicas ejercidas por Ias llamadas "escuela carioca" y "escuela paulista" de arquitectura. Así, Ia investigación verifica como propuestas pedagógicas pueden colaborar para ei proyecto arquitectónico referente a los edifícios de escuela y, ai mismo tiempo, cual es Ia contribución dei espacio construído para ei aprendizaje dei nino y sus relaciones con su desarrollo social. _______________________________________________________________________________ RESUMÉE Ce mémoire est le résultat d'une étude comparative de P architecture de deux centres d' enseignement, trouvés dans les villes de São Paulo ("Grupo Escolar de Nova Utinga") et Brasília ("Centro Educacional de Brasília"). L'analyse de ces écoles comprend les influences exercées par Péducateur Aníso Teixeira sur les architectes chargés des projets des bâtiments des écoles. L'étude indique Ia façon par laquelle le concept "d'école progressive", elabore par Péducateur, a été aplique dans les centres d'enseignement recherchés, ainsi Pimportance de deux autres expériences en archicteture des écoles, nottament, le "Centro Educacional Carneiro Ribeiro", à Salvador, et les écoles de Ia période de PAccord Ecolaire, à São Paulo, par rapport les projets étudiés. Dans ces aspects comparatifs, ont étés considerées autant que les influences architéctoniques éxércées par les mouvements "carioca" et "paulista" d'archicteture. La recherche vérifie donc comme des propositions pédagogiques peuvent colaborer pour le projet architéctonique des bâtiments des écoles et, au même temps, quelle est Ia contribution de l'espace construit pour Paprentissage de Penfant (eleve) et leur rélations avec son dévélopement social. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2007. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.