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Title: Mediação semiótica e compreensão textual : um estudo sobre a interação entre universitários e diferentes textos
Authors: Costa, Thiago Cardoso
Orientador(es):: Fávero, Maria Helena
Assunto:: Semiótica
Compreensão na leitura
Psicologia cognitiva
Issue Date: 30-Sep-2007
Citation: COSTA, Thiago Cardoso. Mediação semiótica e compreensão textual: um estudo sobre a interação entre universitários e diferentes textos. 2007, 169 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Tendo como base a proposta de Fávero (2005), focada na função sócio-comunicativa do texto, o presente estudo analisou o modo como universitários interagiram com quatro tipos de textos, um texto jornalístico (de natureza argumentativa), uma poesia, uma propaganda e uma tirinha, tomados como instrumentos distintos de mediação semiótica. Participaram do estudo vinte universitários de diferentes cursos, dez homens e dez mulheres. Cada texto foi apresentado junto com um instrumento para estudo da interação leitor-texto, constituído de questões de duas naturezas: aquelas que procuravam analisar a compreensão textual e aquelas que denominamos de metacognitivas, isto é, que procuravam expor o julgamento do leitor sobre sua própria interação com os textos. Os resultados mostraram em geral um baixo nível de interlocução dos leitores com o texto. Os alunos tiveram melhor desempenho, em ordem decrescente, na propaganda, tirinha, poesia e jornalístico. A maioria das respostas focou em apenas dois elementos do texto, o processo e atores, à exceção do texto jornalístico, em que a maioria das respostas focou apenas nos seus atores. Quando analisados em função do sexo, tiveram melhor desempenho na tirinha e texto jornalístico os homens, e na poesia as mulheres. Foram encontradas poucas diferenças de desempenho em função do semestre cursado na universidade, dado que aponta problemas do seu impacto no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Em relação às questões metacognitivas, percebeu-se que a maioria dos alunos afirmou não ter tido dificuldade com os textos e as perguntas. Nas questões em que se solicitava aos sujeitos uma apreciação crítica do texto, boa parte não trouxeram argumentos para justificar suas respostas, e quando os traziam, muitas vezes a argumentação não era feita com base nas idéias principais do texto. A análise dessas questões também mostrou que as imagens podem servir como importante auxílio na compreensão textual. Discutem-se, nas considerações finais, os problemas que o sistema de ensino vem encontrando em promover o desenvolvimento cognitivo de seus alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Based on the Fávero’s proposal (2005), focused on the socio-communicative function of the text, the present study analyzed the way as university students interacted with four types of texts, a journalistic text, a poetry, an advertisement and a cartoon, taken as distinct instruments of mediation semiotics. Participated in the study twenty collegians subjects of different courses, ten men and ten women. Each text was presented with an instrument for the interaction reader-text study, constituted of questions of two natures: those that tried to analyze the textual understanding and those that we denominate as metacognitive, that is, that tried to expose the reader's judgment about his own interaction with the texts. The results showed, in general, a low level of the readers' dialogue with the text. The students had better acting, in decreasing order, in the advertisement, cartoon, poetry and journalistic text. Most of the answers focused in only two elements of the text, the process and the actors, except the journalistic text, in which most of the answers focused only in their actors. When analyzed in function of gender, men had better acting in the cartoon and journalistic text, and in poetry, women. There datum were found few acting differences in function of the semester studied in the university, that points problems of its impact in the students' cognitive development. In relation to the metacognitives questions, it was noticed that most of the students denied having any difficulties with the texts and their questions. In the questions in with it was requested to the subjects a critical appreciation of the text, many of them didn't bring arguments to justify their answers, and when they did, a lot of times the argument was not based on the main ideas of the text. The analysis of those subjects also showed that images may serve as an important aid in the textual understanding. It has been discussed, in the final considerations, the problems that the education system is finding in promoting their students' cognitive development.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
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