http://repositorio.unb.br/handle/10482/33147
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Title: | Direitos sexuais e reprodutivos na escola : avaliação qualitativa de um estudo piloto |
Other Titles: | Sexual and reproductive rights at school : qualitative evaluation of a pilot study |
Authors: | Murta, Sheila Giardini Rosa, Isabela Oliveira Menezes, Jordana Calil Lopes de Rieiro, Marcella Regina Silva Borges, Ohary de Sousa Paulo, Silvia Guimarães de Oliveira, Verônica de Ribeiro, Danilo Cruvinel Del Prette, Almir Del Prette, Zilda |
Assunto:: | Prevenção Conscientização social Resiliência Direitos sexuais Direitos reprodutivos Adolescentes - saúde e higiene |
Issue Date: | Sep-2012 |
Publisher: | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
Citation: | MURTA, Sheila Giardini et al. Direitos sexuais e reprodutivos na escola: avaliação qualitativa de um estudo piloto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 3, p. 335-344, set. 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000300009. |
Abstract: | Este artigo descreve a avaliação de um programa preventivo para adolescentes, professores e familiares, focado em direitos sexuais e reprodutivos, resiliência e habilidades sociais assertivas. Foram conduzidas dez sessões psicoeducacionais com os adolescentes (N = 54), três oficinas com os docentes (N = 11) e duas visitas domiciliares às famílias (N = 7). Os resultados, avaliados por medidas qualitativas de autorrelato, mostram que os familiares buscaram serviços da comunidade recomendados na intervenção, os docentes relataram disposição para atuar no fortalecimento da rede social dos adolescentes e estes relataram melhoria na qualidade da comunicação com os pais, prática de sexo seguro e tolerância à diversidade. São discutidas as limitações e possibilidades de intervenções ecológicas e uma agenda de pesquisa na área. |
Abstract: | This paper describes the evaluation of a preventive program for adolescents, teachers and family members, focused on sexual and reproductive rights, resilience and assertive social skills. Ten psychoeducational sessions were conducted with adolescents (N = 54), three workshops with teachers (N = 11) and two home visits to the families (N = 7). The results, evaluated by self report qualitative measures, pointed that families searched community services recommended during the intervention, teachers demonstrated sensitiveness to strengthening the adolescents' social support network, and adolescents reported improvement related to quality of adolescents-parents communication, safe sex practice and tolerance toward the human diversity. Possibilities and limits of ecological interventions are discussed, as a research agenda in this field as well. |
Licença:: | Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 out. 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722012000300009 |
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