http://repositorio.unb.br/handle/10482/33140
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2018_GuilhermeBrunodeLima.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Vocalidades palhacescas : um estudo com oito artistas brasileiros |
Auteur(s): | Lima, Guilherme Bruno de |
Orientador(es):: | Icle, Gilberto |
Assunto:: | Vocalidade Artes cênicas Circos Palhaço Voz |
Date de publication: | 6-déc-2018 |
Data de defesa:: | 12-jui-2018 |
Référence bibliographique: | LIMA, Guilherme Bruno de. Vocalidades palhacescas: um estudo com oito artistas brasileiros. 2018. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | O estudo busca investigar como se constituem vocalidades palhacescas com ênfase nos usos e saberes vocais presentes nas práticas e trajetórias profissionais de oito artistas brasileiros. O conceito de vocalidade de Paul Zumthor é central na pesquisa e amalgama-se ao corpo e à performance no campo da palhaçaria. Nessa perspectiva, analisam-se os processos de iniciação dos artistas na arte palhacesca, bem como possíveis pistas que possam constituir a voz como um saber. O alicerce metodológico se circunscreve por intermédio de entrevistas presenciais e semiestruturadas. Alinha-se ao trabalho as experiências do próprio pesquisador como palhaço e espectador. A partir dos estudos em voz, oralidade, vocalidade e palhaçaria, estabelecem-se diálogos com autores como: Paul Zumthor, Johan Sundberg, César Lignelli, Fernando Aleixo, Ana Elvira Wuo, Erminia Silva, Luiz Otávio Burnier, Gilberto Icle, Mario Bolognesi, dentre outros/as. As vocalidades imersas no contexto da palhaçaria requerem uma sutil e complexa consciência corporal, cujas corporeidades vibram e ressoam alegres, pulsantes. Descrevem-se e analisam-se, por fim, usos poéticos da voz na palhaçaria, por meio de diferentes planos vocais, para caracterizar usos risíveis da voz. |
Abstract: | The study aims to investigate how the clownesque vocalities are formed with an emphasis on the vocal uses and knowledge present in the professional practices and trajectories of eight Brazilian artists. Paul Zumthor’s vocality concept is central in the research and amalgamates to the body and to the performance in the clowning field. In this perspective, the artists’ initiation process in the clownesque art and the possible clues that may form voice as knowledge are analyzed. The methodological foundation is circumscribed by means of face-to-face, semi-structured interviews. It is aligned with the experiences of the researcher himself as a clown and a spectator. From the studies in voice, orality, vocality and clowning, it is established dialogues with authors like Paul Zumthor, Johan Sundberg, César Lignelli, Fernando Aleixo, Ana Elvira Wuo, Erminia Silva, Luiz Otávio Burnier, Gilberto Icle, and Mario Bolognesi, among others. The vocalities immersed in the clowning context require a subtle and complex corporeal conscience, whose corporeities vibrate and resonate cheerful, pulsating. Finally, the poetic uses of the voice in clowning are described and analyzed by means of distinct vocal planes, to characterize the laughable uses of the voice. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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