Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33140
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GuilhermeBrunodeLima.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIcle, Gilberto-
dc.contributor.authorLima, Guilherme Bruno de-
dc.date.accessioned2018-12-06T21:49:26Z-
dc.date.available2018-12-06T21:49:26Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.date.submitted2018-07-12-
dc.identifier.citationLIMA, Guilherme Bruno de. Vocalidades palhacescas: um estudo com oito artistas brasileiros. 2018. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33140-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO estudo busca investigar como se constituem vocalidades palhacescas com ênfase nos usos e saberes vocais presentes nas práticas e trajetórias profissionais de oito artistas brasileiros. O conceito de vocalidade de Paul Zumthor é central na pesquisa e amalgama-se ao corpo e à performance no campo da palhaçaria. Nessa perspectiva, analisam-se os processos de iniciação dos artistas na arte palhacesca, bem como possíveis pistas que possam constituir a voz como um saber. O alicerce metodológico se circunscreve por intermédio de entrevistas presenciais e semiestruturadas. Alinha-se ao trabalho as experiências do próprio pesquisador como palhaço e espectador. A partir dos estudos em voz, oralidade, vocalidade e palhaçaria, estabelecem-se diálogos com autores como: Paul Zumthor, Johan Sundberg, César Lignelli, Fernando Aleixo, Ana Elvira Wuo, Erminia Silva, Luiz Otávio Burnier, Gilberto Icle, Mario Bolognesi, dentre outros/as. As vocalidades imersas no contexto da palhaçaria requerem uma sutil e complexa consciência corporal, cujas corporeidades vibram e ressoam alegres, pulsantes. Descrevem-se e analisam-se, por fim, usos poéticos da voz na palhaçaria, por meio de diferentes planos vocais, para caracterizar usos risíveis da voz.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVocalidades palhacescas : um estudo com oito artistas brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVocalidadept_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordCircospt_BR
dc.subject.keywordPalhaçopt_BR
dc.subject.keywordVozpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study aims to investigate how the clownesque vocalities are formed with an emphasis on the vocal uses and knowledge present in the professional practices and trajectories of eight Brazilian artists. Paul Zumthor’s vocality concept is central in the research and amalgamates to the body and to the performance in the clowning field. In this perspective, the artists’ initiation process in the clownesque art and the possible clues that may form voice as knowledge are analyzed. The methodological foundation is circumscribed by means of face-to-face, semi-structured interviews. It is aligned with the experiences of the researcher himself as a clown and a spectator. From the studies in voice, orality, vocality and clowning, it is established dialogues with authors like Paul Zumthor, Johan Sundberg, César Lignelli, Fernando Aleixo, Ana Elvira Wuo, Erminia Silva, Luiz Otávio Burnier, Gilberto Icle, and Mario Bolognesi, among others. The vocalities immersed in the clowning context require a subtle and complex corporeal conscience, whose corporeities vibrate and resonate cheerful, pulsating. Finally, the poetic uses of the voice in clowning are described and analyzed by means of distinct vocal planes, to characterize the laughable uses of the voice.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.