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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/32950
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Titre: Linhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos
Auteur(s): Araújo, Rafael Pereira de
Souto, Virgínia Tiradentes
Assunto:: Videogame
Imersão
Heads-up display
Design de interface
Date de publication: nov-2015
Editeur: Sociedade Brasileira de Computação
Référence bibliographique: ARAÚJO, Rafael Pereira de; SOUTO, Virgínia Tiradentes. Linhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL - SBGames 2015, 14., 2015, Teresina. Proceedings... Teresina: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 313-318. Disponível em: <http://www.sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/artesedesign-full/146989.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
Résumé: Videogames permitem experimentar uma grande quantidade de experiência interessantes, desde diversão descompromissada até momentos de grande envolvimento emocional imersivo. Este estudo apresenta um conjunto de linhas-guia para investigação do fenômeno da imersão – das causas aos efeitos nos jogadores – e resulta numa compilação de linhas-guia direcionadas a melhorar o desenho dos heads-up displays (HUDs) em jogos. HUDs são uma importante parte da interface de um jogo, providenciando informação e compondo esteticamente com demais elementos, estando presente em uma grande quantidade de jogos e influenciando o desempenho do jogador e seu engajamento com o jogo. Para atingir esse resultado, os autores pesquisaram a literatura científica, jogos de diferentes eras e tipos e os jogadores em si, por meio de sessões de teste, grupos de foco e entrevistas.
Abstract: Games provide a plethora of interesting experiences to gamers, from fun laidback moments to immersive, engaging stories. This study provides a thorough investigation on the phenomena of immersion – from its causes to the effect in players – that results in the compilation of a series of guidelines aimed at improving the design of heads-up displays (HUDs) in games. HUDs play a relevant role in making a game immersive, since they’re an important visual asset that provides information and adds to the graphic style of a game. To achieve this result, the authors researched the current scientific literature, games from different eras and gamers themselves, after game testing sessions and focus groups.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Virgínia Tiradentes Souto para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o trabalho "Linhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos" apresentado no SBGames 2015, a título de divulgação da obra.
Collection(s) :Trabalhos apresentados em evento

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