Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Araújo, Rafael Pereira de | - |
dc.contributor.author | Souto, Virgínia Tiradentes | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-30T13:21:53Z | - |
dc.date.available | 2018-10-30T13:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2015-11 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Rafael Pereira de; SOUTO, Virgínia Tiradentes. Linhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL - SBGames 2015, 14., 2015, Teresina. Proceedings... Teresina: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 313-318. Disponível em:
<http://www.sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/artesedesign-full/146989.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32950 | - |
dc.description.abstract | Videogames permitem experimentar uma grande quantidade de experiência interessantes, desde diversão
descompromissada até momentos de grande envolvimento emocional imersivo. Este estudo apresenta um conjunto de linhas-guia para investigação do fenômeno da imersão – das causas aos efeitos nos jogadores – e resulta numa compilação de linhas-guia direcionadas a melhorar o desenho dos heads-up displays (HUDs) em jogos. HUDs são uma importante parte da interface de um jogo, providenciando informação e compondo esteticamente com demais elementos, estando presente em uma grande quantidade de jogos e influenciando o desempenho do jogador e seu engajamento com o jogo. Para atingir esse resultado, os autores pesquisaram a literatura científica, jogos de diferentes eras e tipos e os jogadores em si, por meio de sessões de teste, grupos de foco e entrevistas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Computação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Linhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Videogame | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imersão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Heads-up display | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de interface | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Virgínia Tiradentes Souto para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o trabalho "Linhas-guia para o design de HUDs em jogos imersivos" apresentado no SBGames 2015, a título de divulgação da obra. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Games provide a plethora of interesting experiences to gamers, from fun laidback moments to immersive,
engaging stories. This study provides a thorough investigation on the phenomena of immersion – from
its causes to the effect in players – that results in the compilation of a series of guidelines aimed at
improving the design of heads-up displays (HUDs) in games. HUDs play a relevant role in making a game
immersive, since they’re an important visual asset that provides information and adds to the graphic style of a
game. To achieve this result, the authors researched the current scientific literature, games from different eras and gamers themselves, after game testing sessions and focus groups. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento
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