http://repositorio.unb.br/handle/10482/32940
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_AdeiltonLimadaSilva.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Glauber Rocha : crueldade e delírio, a terceira margem da película - diálogos com Antonin Artaud |
Autor : | Silva, Adeilton Lima da |
Orientador(es):: | Silva, Gustavo de Castro e |
Assunto:: | Artaud, Antonin, 1896-1948 - crítica e interpretação Rocha, Glauber, 1939-1981 - crítica e interpretação Teatro Cinema - Brasil Cinema Novo |
Fecha de publicación : | 29-oct-2018 |
Data de defesa:: | 29-jun-2018 |
Citación : | SILVA, Adeilton Lima da. Glauber Rocha: crueldade e delírio, a terceira margem da película - diálogos com Antonin Artaud. 2018. 180 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | A presente pesquisa de doutorado tem por objetivo ampliar e aprofundar as relações que identificamos entre as propostas estéticas, linguísticas e poéticas do teatrólogo francês Antonin Artaud e a cinematografia do cineasta brasileiro, líder do movimento conhecido como Cinema Novo, Glauber Rocha. Nosso interesse, a partir do livro do filósofo francês Jean-Jacques Lecercle, Philosophy Through the Looking-Glass, e do conceito de délire, no qual um dos objetos de análise refere-se a Artaud, é abordar a obra de ambos os artistas sob novos enfoques tanto no trabalho cênico quanto em seu arcabouço teórico e filmográfico. Essa investigação, inédita, traz novas possibilidades de análises e estudos sobre a obra de Glauber Rocha, identificando-o como um artista filiado à poética da crueldade e do délire. |
Abstract: | The present doctorate research aims at extending and deepening the relations which we identify between the aesthetic, linguistic and poetical proposals of French theatrologist Antonin Artaud and the cinematography of Brazilian film maker, leader of the movement known as Cinema Novo (New Cinema), Glauber Rocha. Our interest – from the book by French philosopher Jean-Jacques Lecercle, Philosophy Through the Looking-Glass, and the concept of délire, within which one of the objects of analysis refers to Artaud – lies in approaching the oeuvre of the two artists with new focuses both on the scenic work and their theoretical and filmic skeleton. This unprecedented investigation brings new possibilities of analyses and studies on the oeuvre of Glauber Rocha, identifying him as an artist affiliated with the poetics of cruelty and délire. |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.