Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32940
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AdeiltonLimadaSilva.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Gustavo de Castro e-
dc.contributor.authorSilva, Adeilton Lima da-
dc.date.accessioned2018-10-29T18:33:16Z-
dc.date.available2018-10-29T18:33:16Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.date.submitted2018-06-29-
dc.identifier.citationSILVA, Adeilton Lima da. Glauber Rocha: crueldade e delírio, a terceira margem da película - diálogos com Antonin Artaud. 2018. 180 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32940-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de doutorado tem por objetivo ampliar e aprofundar as relações que identificamos entre as propostas estéticas, linguísticas e poéticas do teatrólogo francês Antonin Artaud e a cinematografia do cineasta brasileiro, líder do movimento conhecido como Cinema Novo, Glauber Rocha. Nosso interesse, a partir do livro do filósofo francês Jean-Jacques Lecercle, Philosophy Through the Looking-Glass, e do conceito de délire, no qual um dos objetos de análise refere-se a Artaud, é abordar a obra de ambos os artistas sob novos enfoques tanto no trabalho cênico quanto em seu arcabouço teórico e filmográfico. Essa investigação, inédita, traz novas possibilidades de análises e estudos sobre a obra de Glauber Rocha, identificando-o como um artista filiado à poética da crueldade e do délire.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGlauber Rocha : crueldade e delírio, a terceira margem da película - diálogos com Antonin Artaudpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordArtaud, Antonin, 1896-1948 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordRocha, Glauber, 1939-1981 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordCinema - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordCinema Novopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present doctorate research aims at extending and deepening the relations which we identify between the aesthetic, linguistic and poetical proposals of French theatrologist Antonin Artaud and the cinematography of Brazilian film maker, leader of the movement known as Cinema Novo (New Cinema), Glauber Rocha. Our interest – from the book by French philosopher Jean-Jacques Lecercle, Philosophy Through the Looking-Glass, and the concept of délire, within which one of the objects of analysis refers to Artaud – lies in approaching the oeuvre of the two artists with new focuses both on the scenic work and their theoretical and filmic skeleton. This unprecedented investigation brings new possibilities of analyses and studies on the oeuvre of Glauber Rocha, identifying him as an artist affiliated with the poetics of cruelty and délire.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.