Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/32940
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_AdeiltonLimadaSilva.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Glauber Rocha : crueldade e delírio, a terceira margem da película - diálogos com Antonin Artaud
Autor : Silva, Adeilton Lima da
Orientador(es):: Silva, Gustavo de Castro e
Assunto:: Artaud, Antonin, 1896-1948 - crítica e interpretação
Rocha, Glauber, 1939-1981 - crítica e interpretação
Teatro
Cinema - Brasil
Cinema Novo
Fecha de publicación : 29-oct-2018
Citación : SILVA, Adeilton Lima da. Glauber Rocha: crueldade e delírio, a terceira margem da película - diálogos com Antonin Artaud. 2018. 180 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : A presente pesquisa de doutorado tem por objetivo ampliar e aprofundar as relações que identificamos entre as propostas estéticas, linguísticas e poéticas do teatrólogo francês Antonin Artaud e a cinematografia do cineasta brasileiro, líder do movimento conhecido como Cinema Novo, Glauber Rocha. Nosso interesse, a partir do livro do filósofo francês Jean-Jacques Lecercle, Philosophy Through the Looking-Glass, e do conceito de délire, no qual um dos objetos de análise refere-se a Artaud, é abordar a obra de ambos os artistas sob novos enfoques tanto no trabalho cênico quanto em seu arcabouço teórico e filmográfico. Essa investigação, inédita, traz novas possibilidades de análises e estudos sobre a obra de Glauber Rocha, identificando-o como um artista filiado à poética da crueldade e do délire.
Abstract: The present doctorate research aims at extending and deepening the relations which we identify between the aesthetic, linguistic and poetical proposals of French theatrologist Antonin Artaud and the cinematography of Brazilian film maker, leader of the movement known as Cinema Novo (New Cinema), Glauber Rocha. Our interest – from the book by French philosopher Jean-Jacques Lecercle, Philosophy Through the Looking-Glass, and the concept of délire, within which one of the objects of analysis refers to Artaud – lies in approaching the oeuvre of the two artists with new focuses both on the scenic work and their theoretical and filmic skeleton. This unprecedented investigation brings new possibilities of analyses and studies on the oeuvre of Glauber Rocha, identifying him as an artist affiliated with the poetics of cruelty and délire.
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/32940/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.