http://repositorio.unb.br/handle/10482/32929
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2018_ElianaBarbosadosSantos.pdf | 29,78 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Português língua de acolhimento : interação e inserção social de imigrantes por meio do whatsapp |
Auteur(s): | Santos, Eliana Barbosa dos |
Orientador(es):: | Barbosa, Lúcia Maria de Assunção |
Assunto:: | Língua de acolhimento Língua portuguesa - Brasil Aprendizagem móvel Tecnologia educacional Interação digital Educação - tecnologia da informação Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros |
Date de publication: | 29-oct-2018 |
Data de defesa:: | 7-mar-2018 |
Référence bibliographique: | SANTOS, Eliana Barbosa dos. Português língua de acolhimento: interação e inserção social de imigrantes por meio do whatsapp. 2018. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Diante da facilidade de acesso à internet e do aperfeiçoamento das tecnologias digitais, este estudo busca investigar a prática de ensino-aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) em interações pelo aplicativo WhatsApp como recurso pedagógico. A dissertação documenta as experiências de uso do WhatsApp como recurso didático delimitada com base nas seguintes perguntas: O aplicativo WhatsApp pode ou deve ser percebido e reconhecido como um ambiente de ensino e aprendizagem de português língua de acolhimento? Que práticas pedagógicas são mais adequadas para propor, no ambiente de aprendizagem móvel? Quais são as facilidades e os desafios para sistematizar um curso de PLAc pelo WhatsApp? A pesquisa está embasada por vertentes teóricas de Esser (2006) e Perini (2010) sobre a linguagem nas práticas sociais, de Barbosa (2016 e 2017), de Ançã (2008), Almansa e Galligo (1995), Grosso (2010), Oliveira (2010), Amado (2013) e Barbosa e São Bernardo (2017) sobre a língua de acolhimento, de Behar (2015), Moura (2016) e de Almeida Filho e Barbirato (2016,) sobre a interação no uso real da língua e de Kenski (2006), Leffa (2006), Jonassen (2007), Paiva (2008), David Barton e Carmen Lee (2015) sobre as tecnologias digitais como recursos pedagógicos. Fundamenta-se ainda a partir de conceitos sobre a aprendizagem móvel de Espíndola (2016), sobre a produção textual de Ribeiro (2016) e (ROJO, 2013), sobre o aplicativo WhatsApp como recurso pedagógico e os objetos de aprendizagem de Balbino (2007), Leffa (2006) e Bettio e Martins (2004) e Moura Filho (2014). Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico, de natureza qualitativainterpretativista, em que é descrito o contexto dos participantes, refugiados e imigrantes, estudantes do curso Módulo Acolhimento, no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros – NEPPE, na Universidade de Brasília - UnB. Como instrumentos de coleta de registros são utilizados questionários semiestruturados; registros das interações e atividades pedagógicas pelo aplicativo WhatsApp e notas de campo da professora-participante. A conclusão aponta para a combinação do ambiente virtual com o presencial incluindo facilidades e desafios aos quais tanto professores quanto estudantes precisam adaptar-se, face à velocidade das informações, às tecnologias digitais e à aprendizagem móvel. |
Abstract: | In face of the facility of access to the Internet and the improvement of digital technologies, this study seeks to investigate the teaching-learning practice of Portuguese as a host language in interactions through the WhatsApp application as a didactic resource. This dissertation aims to document the experiences of using WhatsApp as a delimited didactic resource based on the following questions: Can the WhatsApp application be perceived and recognized as the Portuguese host language teaching and learning environment? What didactical practices are best suited to propose in the mobile learning environment? What are the facilities and challenges of systematizing a PLAc course through WhatsApp? The research is based on theoretical aspects of Esser (2006) and Perini (2010) on language in social practices, Barbosa (2016 and 2017), Ançã (2008), Amado (2013), Grosso (2010) on the interaction in the actual use of the language and of Kenski (2006), Leffa (2006), Jonassen (2007), Paiva (2008), David Barton and Carmen Lee (2015) on digital technologies as a didactic resource. It is also based on concepts about the mobile learning of Espíndola (2016), on the textual production of Ribeiro (2016) and (ROJO, 2013), on the WhatsApp application as a didactic resource and learning objects of Balbino (2007), Leffa (2006) and Bettio and Martins, (2004) and Moura Filho (2014). This is an ethnographic research, of a qualitativeinterpretative nature, in which context of the immigrant and refugee participants is described, students of the Host Language Module Course, at the “Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros” (Research Center of Portuguese for Foreigners) at the University of Brasília – UnB. As instruments of collection of records are used: semistructured questionnaires; records of interactions and pedagogical activities by the WhatsApp application and teacher-participant field notes. The conclusion points to the combination of the virtual and face-to-face environment with facilities and challenges that both teachers and students need to adapt to the speed of information, digital technologies and mobile learning. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018. |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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