http://repositorio.unb.br/handle/10482/32742
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAPITULO_TrocasExperienciasCampo.pdf | 442,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Trocas de experiências no campo da contação de histórias: colaboração e oralidade no ambiente digital do Youtube |
Autor(es): | Santos, Elijance Marques dos Gerlin, Meri Nadia Marques |
Assunto: | Contação de histórias Oralidade Contadores de histórias Ambiente virtual YouTube |
Data de publicação: | 2018 |
Editora: | Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e do Departamento de Biblioteconomia da UFES |
Referência: | SANTOS, Elijance Marques dos; GERLIN, Meri Nadia Marques. Trocas de experiências no campo da contação de histórias: colaboração e oralidade no ambiente digital do Youtube. In: GERLIN, Meri Nadia Marques (Org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018. p. 133-158. (Coleção No balanço das redes: tradição e tecnologia, v. 2). Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/32742>. Acesso em: 03 out. 2018. |
Resumo: | Com a digitalização tão presente no século XXI e o avanço tecnológico desenfreado, os seres humanos estão se mostrando capazes de uma adaptação muito rápida, respondendo as alterações com um ajuste deveras fugaz que muitos sequer percebem. Há contadores de histórias contemporâneos que utilizam a plataforma YouTube, entre outras ferramentas de trabalho, criando, especificamente com esta, canais para difundir suas produções e compartilhar experiências sobre a sua prática profissional. É uma forma fascinante de preservar memórias e manter viva a tradição de contar histórias com as ferramentas disponíveis na atualidade. Perante esse contexto, em nossa pesquisa, objetivamos identificar a importância de espaços de divulgação e trocas de experiências possibilitadas em redes digitais, ao enfocar a utilização do YouTube como uma ferramenta de colaboração dos contadores de histórias no ambiente virtual. Classificando-se como pesquisa exploratória, quanto aos procedimentos a investigação recebe a contribuição da pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Ao envolver a participação dos pesquisadores em reuniões e grupos de estudos sobre a contação de histórias, bem como, a aplicação de um questionário, perceberam-se as competências necessárias e a usabilidade do YouTube no campo da contação de histórias. Obteve-se, com isso, informações mais palpáveis acerca das conveniências, vantagens e serventia dessa ferramenta no ambiente digital. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.